A estética disruptiva por trás de um programa de TV revolucionário

Os conceitos que estão por trás dos bastidores dos protagonistas

Desde criança apaixonada pela arte, não poderia ser diferente depois de adulta. Transitando entre o desenho, a pintura, a literatura, a música e a fotografia, a arquiteta Camila Maricato construiu pra si mesma um universo de possibilidades profissionais enraizado no campo das artes. Depois da graduação, decidiu estudar fotografia a título de desbravar sua aplicabilidade.

Em 2017, conheceu e associou-se a Daniella Lemos, criadora e apresentadora do programa Dê o seu All In, um programa de TV que tem ganhado notoriedade no cenário brasileiro pela proposta inovadora que apresenta.

“Decidimos por um projeto disruptivo e revolucionário em todos os sentidos, a começar pela disposição espacial em formato de arena. A metodologia de transformação pessoal exclusiva criada e aplicada por Daniella nos roteiros, me pedia algo fora da curva”, diz Camila.

Ela conta que ao imaginar as primeiras cenas, entendeu que o programa tinha um propósito muito forte de acender a luz do outro, ou seja, de olhar para os talentos protagonistas de um país que possui uma vasta riqueza cultural e social, porém ainda pouco explorada e dissipada.

Trabalhando lado a lado com o diretor geral do programa, Gabriel Keaton, chegaram à conclusão de que a cenografia era o elemento chave para evidenciar essa intenção.

Entre as funções de produtora e diretora de fotografia, Camila segmenta seu tempo de dedicação à construção contínua da atmosfera visual do programa que serve de pano de fundo para revelação da trajetória de grandes personagens protagonistas do país.

Em nota Camila dispara: “a estética do Dê o seu All In, se fará presente em muitos outros contextos, mas essas surpresas não podemos contar ainda”.

Camila

Direção de Fotografia é a arte e técnica de iluminar e capturar imagens visuais em um filme, série ou produção audiovisual em geral. O trabalho do diretor de fotografia consiste em criar a atmosfera visual que servirá de pano de fundo para a história a ser contada. Ele deve garantir que a iluminação, o ângulo e a composição da imagem estejam em perfeita sincronia com os objetivos do diretor e com a narrativa da obra. Em outras palavras, é o responsável por transformar as ideias do diretor em imagens.

O diretor de fotografia deve conhecer profundamente todos os equipamentos envolvidos na produção audiovisual, como câmeras, lentes, iluminação e suportes. Ele também deve ter um conhecimento técnico de como a imagem será capturada, editada e pós-produzida. A escolha do equipamento e da técnica corretos pode determinar completamente a qualidade final da produção.

O processo de direção de fotografia começa com a leitura do roteiro e o entendimento da visão do diretor para a produção. A partir daí, o diretor de fotografia trabalha em conjunto com o diretor, produtor e outros membros da equipe de produção para determinar os objetivos visuais da obra.

Na fase de pré-produção, o diretor de fotografia realiza testes de iluminação, escolhe as lentes, os filtros e outras técnicas necessárias para garantir que a imagem atenda aos objetivos do diretor. Durante a filmagem, o diretor de fotografia cuida da iluminação, dos enquadramentos e da fotografia em si, trabalhando de perto com o diretor para garantir que a visão da obra seja alcançada.

Tirando Fotografia

Ao final da filmagem, o diretor de fotografia tem um papel importante na fase de pós-produção, trabalhando com o editor e o colorista para assegurar que a cor, o contraste e a luminosidade estejam de acordo com o conceito visual apresentado na produção.

A direção de fotografia é uma peça fundamental na produção audiovisual, pois ela é responsável por criar a atmosfera e transmitir a mensagem visual que a produção quer passar para o público. É uma profissão complexa que exige habilidades técnicas e artísticas, além de uma visão clara e criativa do resultado final.