Como organizar as finanças da sua empresa com 4 dicas rápidas

Quando se inicia um negócio, é importante saber quanto dinheiro está entrando e saindo. Se você teve algum lucro ou está tendo sucesso, pode ser tentador não fazer orçamentos, pois tudo parece dar certo por conta própria.

Um orçamento ajudará a manter um equilíbrio saudável e melhorar a viabilidade do seu negócio. Ele pode atender você nas próximas semanas, nos próximos meses ou anos, e até mesmo se estender por cinco anos previsíveis.

Mais especificamente, um orçamento empresarial pode ajudar sua empresa a se beneficiar e ser mais eficiente, pois isso o ajudará a identificar os fundos que ainda estão disponíveis para investimento, antecipar meses lentos e diminuir a probabilidade de você se endividar.

Ele também prevê o que será necessário para alcançar a lucratividade e criar uma janela para o futuro.  Fazer um orçamento de negócios tornará a operação do seu negócio mais fácil e eficiente. Um orçamento empresarial também pode ajudar a garantir que você esteja gastando dinheiro nos lugares certos e na hora certa, evitando um possível endividamento.

O importante para a RR Soluções em Contabilidade e Finanças é que você esteja conectado a apenas um exemplo como o que é ISS, pois eles serão fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

4 dicas para organizar as finanças da sua empresa

Ao iniciar, você notará que o processo de orçamento empresarial começa com uma retrospectiva de suas receitas e despesas passadas.

Quanto mais tempo você estiver no negócio, mais fácil será esse processo, pois você terá mais dados para analisar à medida que avança para a criação de seu orçamento prospectivo.

Se o seu negócio for novo, no entanto, talvez seja necessário fazer uma pesquisa mais extensa sobre os custos típicos de seu setor ou área a fim de reunir estimativas de trabalho para suas finanças previstas. Um modelo de orçamento empresarial também pode ajudá-lo a se organizar.

 

Examine sua receita

Comece examinando todas as fontes de renda que sua empresa possui e, em seguida, descubra quanto você ganha com cada uma delas. Some todos esses números e você terá uma boa ideia do dinheiro que a sua empresa ganha.

Ao encontrar sua renda, certifique-se de calcular a receita, não o lucro. Sua receita é todo o dinheiro que entra no negócio antes que as despesas sejam deduzidas. Lucro é o que sobra depois que essas despesas são deduzidas.

Depois de identificar seus fluxos de renda, descobrirá o quanto de dinheiro você está ganhando. Você deve avaliar isso por vários meses – idealmente os 12 últimos meses.

Assim, você consegue verificar como sua renda mensal muda ao longo de um ano e identificar quaisquer padrões sazonais. Você ainda pode experimentar uma queda nas vendas após o Natal ou durante o verão, por exemplo.

Conhecer essas mudanças sazonais pode ajudá-lo a se preparar para os meses mais lentos, o que significa mais proteção caso haja uma mudança repentina em seus negócios.

Subtraia os custos fixos

O segundo passo na criação de um orçamento empresarial é somar todos os seus custos fixos. O termo ‘custos fixos’ refere-se a despesas contínuas que são necessárias para a operação do seu negócio. Eles podem ocorrer de várias maneiras e em vários períodos de tempo, portanto, obtenha o máximo de dados possível.

Exemplos de custos fixos em sua empresa:

  • renda;
  • suprimentos;
  • reembolso da dívida;
  • folha de pagamento;
  • depreciação de ativos;
  • impostos;
  • seguros.

Embora alguns dos custos fixos mencionados aqui possam se aplicar ao seu pequeno negócio, muitos não. Por que não dedicar alguns minutos para pensar sobre o que mais pode ser significativo / digno de nota?

Depois de identificar os custos fixos da sua empresa, subtraia-os da receita para descobrir onde você se encontra.

Determine as despesas variáveis

Ao listar seus custos fixos, pode ser útil incluir alguns dos mais variáveis também. Você pode ter descoberto que existem alguns além dos fixos.

As despesas variáveis podem parecer assustadoras, mas são apenas aquelas que aumentam com a evolução do uso. Algumas delas são necessárias para manter seu negócio funcionando, como serviços públicos, por exemplo.

Certamente poderá encontrar despesas aqui que não são necessárias para administrar seus negócios, mas que seria bom ter. Extras como educação e investimentos de capital podem ter um impacto marcante no crescimento e lucratividade futuros. Essas são chamadas de “despesas discricionárias”.

Confira alguns exemplos de despesas variáveis:

  • salário do proprietário;
  • substituição de equipamentos antigos;
  • material de escritório;
  • desenvolvimento profissional;
  • custos de comercialização;
  • serviços de utilidade pública.

Durante os meses de “vacas magras”, você precisará reduzir as despesas variáveis ​​do seu negócio, começando com os gastos discricionários. No entanto, quando seu negócio está indo bem, você pode gastar um pouco mais para melhorá-lo ainda mais em longo prazo.

Reserve um fundo de contingência para custos inesperados

Pessoas que administram seu negócio, geralmente pensam que despesas únicas não as afetam. É um dia que antecede o Dia de Natal, e a geladeira para de funcionar. Você está a caminho de uma reunião, mas não pode sair porque seu carro está com um pneu furado.

Pode ser frustrante quando você vai fazer algo e, de repente, surgem obstáculos. Você pode não ter se planejado para enfrentá-los, mas eles são uma parte importante de qualquer plano financeiro. Separar algum dinheiro e incluir uma cláusula de contingência pode ajudar a garantir que você nunca precise pagar mais do que queria.