Ergonomia: o que é, como e por que aplicar na sua empresa

Nos dias atuais, não há como negar a importância dos colaboradores dentro de todas as empresas. Apesar do pensamento passado, negativo e destrutivo que colaboradores não fazem uma participação extremamente necessária dentro de uma empresa, existem vários negócios, pequenos e grandes, que já começaram a investir em várias técnicas para permitir um ambiente de trabalho com maior conforto que o esperado por seus colaboradores. A ergonomia é uma dessas técnicas que devem ser aplicadas em todas empresas nos tempos atuais.

Não há como negar que a maioria das pessoas que já foram colaboradores, independente de seu setor e tipo de trabalho, possuem algum tipo de reclamação que é diretamente ligada ao estresse, ambiente de trabalho de má qualidade, horário bagunçado, talvez até mesmo remuneração baixa e falta de incentivo dentro da empresa que trabalha ou já trabalhou.

Muitas empresas ainda não se encontram atualizadas com novas técnicas que até mesmo aumentam a produtividade de seus colaboradores, beneficiando não apenas a saúde mental e física do colaborador, mas também os resultados positivos do negócio.

Em empresas que estão se adaptando a novas técnicas da última década, é possível encontrar um crescimento gradual da satisfação dos colaboradores e, eventualmente, dos bons resultados dentro da empresa.

Não há como negar que ninguém aprecia não ter suas necessidades consideradas e, até a última década, isso não era algo comum dentro do espaço de trabalho. Por isso, práticas como a ergonomia começaram a ser aplicadas em ambiente de trabalho para fazer dele mais agradável.

Seja uma pessoa colaboradora, gestora ou até parte do RH de uma empresa, é necessário entender do que se trata essa prática e tentar colocar ela em ação dentro do espaço de trabalho o mais rápido possível para que ele se torne algo agradável ao invés de ser algo negativo diariamente.

O que é ergonomia?

Em linhas gerais, podemos dizer que a ergonomia se trata de uma prática que tenta oferecer menores riscos aos colaboradores e melhor conforto ao praticar suas atividades dentro da empresa. Os riscos não se tratam apenas de riscos físicos, mas também riscos mentais.

Ou seja, não é apenas sobre doenças ocupacionais serem desenvolvidas com uma alta carga de trabalho, mas também transtornos mentais relacionados ao estresse ou a um ambiente negativo.

Assim, a ergonomia tem como seu significado ergon de trabalho, vindo do grego, e nomos de normas. Em uma forma traduzida, a ergonomia se trata de uma norma de trabalho que visa oferecer menores chances de problemas físicos e mentais para os colaboradores, pensando na necessidade individual de cada um. Por isso, a ergonomia é uma prática que precisa ser personalizada para cada um dentro da empresa.

Isso pode parecer um enorme desafio, em especial para empresas de grande porte com mais de mil colaboradores. Porém, com uma boa equipe de RH e gestão, é completamente possível investir em uma ótima ergonomia para obter melhores resultados.

Para que serve a ergonomia?

Como mencionado antes, a ergonomia serve para evitar que doenças ocupacionais, transtornos mentais e problemas como depressão e ansiedade sejam desenvolvidos por conta do ambiente de trabalho. Ela serve como forma de tornar as atividades de um colaborador dentro da empresa muito mais agradáveis, considerando suas necessidades individuais e até seus limites.

Especialistas apontam que é preciso fazer um perfil próprio para cada colaborador, pois só assim a ergonomia pode ser praticada de forma correta dentro do ambiente de trabalho. Cada perfil pode ser coletado através de sessões de perguntas ou até mesmo durante a entrevista para vaga do colaborador.

Como e por que aplicar a ergonomia na sua empresa?

A ergonomia ajuda uma empresa a crescer, pois, como mencionado antes, o colaborador é o coração de qualquer empresa. Seja ela grande ou pequena, a maioria das empresas necessita de um ou dois colaboradores em setores diferentes para manter o negócio fluindo e apresentar resultados para a gestão. Com um melhor ambiente de trabalho, a produtividade aumenta e, consequentemente, os resultados são melhores que sem aplicar a ergonomia.

Para aplicar a ergonomia de forma correta, a equipe de RH deve ser envolvida para entender o perfil de cada colaborador e, eventualmente, poder aplicar uma rotina que entre dentro de seu perfil com suas necessidades e limites. Além disso, vale lembrar que a ergonomia se tornou uma necessidade obrigatória dentro de todas empresas, determinada pela MTE.

É possível aplicar ergonomia no trabalho remoto?

No trabalho remoto, também é possível e necessário de ser aplicado pela empresa. A empresa pode fazer o envio de cadeiras, equipamento e outros itens que ajudam no conforto do colaborador no trabalho dentro de sua residência. Além disso, é possível oferecer programas de saúde pagos pela empresa e treinamentos relacionados a categoria do negócio para capacitar o colaborador mesmo em trabalho home office.