Catarata: Quais são os tratamentos mais indicados?

Catarata: Quais são os tratamentos mais indicados? Esclareça todas as suas dúvidas em relação ao tratamento da doença, aqui neste artigo!

A catarata é uma doença multifatorial que possui causas de origem adquirida ou congênita, a qual é responsável por deixar a área turva no cristalino do olho, comprometendo a visão parcial ou completa nos casos mais graves. 

Na maioria dos casos é comum surgir a doença conforme a pessoa envelhece, sendo que a idade a partir de 60 anos é a mais propensa, no entanto, por diferentes fatores pode acontecer de pessoas mais jovens adquirirem a mesma.

 A princípio, notar que tem catarata é difícil, pois os sintomas da doença se manifestam de forma gradativa e não afeta a visão por completo, mas com o tempo, a catarata pode tornar a visão embaçada, turva ou menos colorida, a pessoa pode ter problemas para ler ou fazer outras atividades diárias. 

A boa notícia é que existem exames para diagnóstico e tratamento para catarata

 

Quais são os tratamentos para catarata, mais indicados?

Se os sintomas da catarata forem leves, talvez você precise apenas de uma nova prescrição de óculos ou lentes de contato que podem ajudar a retardar o avanço da doença. Porém, como a catarata, geralmente, piora com o tempo. Eventualmente, seu médico poderá recomendar a cirurgia para remover a catarata.

A cirurgia é a única maneira de remover clinicamente uma catarata e tratar o efeito da mesma em sua visão. Mas existem maneiras de tratar os sintomas da catarata, especialmente durante os primeiros estágios de desenvolvimento.

Embora os “tratamentos” não cirúrgicos não removem a catarata, eles podem melhorar seu conforto visual e qualidade de vida por um período de tempo (até que a catarata piore).

 

Quais são os diferentes tipos de cirurgia de catarata?

Como mencionado, o único tratamento capaz de remover a catarata de forma eficaz é a cirurgia, e, existem dois tipos de procedimentos para remover catarata:

Cirurgia de catarata com facoemulsificação

A facoemulsificação é o procedimento mais comum para catarata. O seu oftalmologista faz uma pequena abertura no olho para alcançar o cristalino turvo. Usando ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) ou um laser, seu oftalmologista quebra a lente em pedaços. Em seguida, o médico aspira fragmentos de lentes de seu olho e coloca uma nova lente de material adequado para substituir o cristalino.

Cirurgia extracapsular de catarata

Seu médico pode recomendar este procedimento se a técnica de facoemulsificação não for uma boa opção para você. Por exemplo, uma catarata avançada pode ser muito densa para se quebrar facilmente.

Na cirurgia extracapsular de catarata, o oftalmologista faz uma abertura maior no olho. Em vez de quebrar a lente e removê-la, o médico remove a lente inteira. Em seguida, o cirurgião insere a lente fabricada.

 

O que posso esperar após a cirurgia?

Após a cirurgia, é normal ter alguns desconfortos por um ou dois dias:

  •         Coceira.
  •         Desconforto leve.
  •         Olho lacrimejante.
  •         Sensibilidade à luz.
  •         Visão embaçada.

Por algumas semanas após a cirurgia, pode ser necessário usar colírio. As gotas ajudam a curar, prevenir infecções e controlar a pressão dentro do olho. Durante essas semanas, você também deve evitar:

  •         Tocar seus olhos.
  •         Ficar se curvando.
  •         Levantando coisas pesadas.
  •         Fazer qualquer coisa que possa causar ferimentos nos olhos.

Quanto tempo leva para se recuperar da cirurgia de catarata?

Seu olho deve cicatrizar em oito semanas. Mas você pode realizar suas atividades diárias logo um dia após a cirurgia.

 

A cirurgia de catarata é segura?

A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais seguras. A chance de qualquer complicação é extremamente baixa. Mas você deve sempre discutir os riscos de qualquer cirurgia com seu médico. Algumas pessoas apresentam infecção ou perda de visão após o procedimento em casos mais graves.

 

Quão dolorosa é a cirurgia de catarata?

Você não deve sentir nada durante a cirurgia de remoção de catarata. Depois disso, você pode sentir dor e desconforto leves. Seu médico pode lhe dar um analgésico para usar nos primeiros dois dias e receitar colírios para limpeza e alívio de incômodo.

 

Em que estágio a catarata deve ser removida?

A maioria das pessoas espera até que a catarata cause perda de visão suficiente para ser um problema, mas o ideal é realizar o procedimento assim que começar a observar a dificuldade para enxergar, como exemplo, visão turva.

Às vezes, as pessoas precisam de cirurgia de catarata para ver e tratar outras doenças oculares, como alterações na retina relacionadas à idade (tecido na parte posterior do olho) ou retinopatia diabética.

Quem vai indicar o melhor momento para cirurgia é o seu médico responsável, por isso, a necessidade de se consultar com o oftalmologista ao menos duas vezes por ano.

 

Quem remove a catarata?

Um oftalmologista (médico especialista em saúde ocular) realiza uma cirurgia de remoção de catarata.

 

Como a catarata é removida?

Como mencionado, durante a cirurgia de catarata, o cirurgião remove a lente turva e a substitui por um implante de lente artificial. A nova lente é transparente, moldada para se ajustar ao seu olho e personalizada de acordo com as suas necessidades de visão.

A remoção da catarata leva cerca de uma hora. É feito com anestesia local (medicamento para anestesiar uma área específica). Seu médico usará colírios ou uma injeção para anestesiá-lo. Você estará acordado, mas não sentirá nem verá o procedimento.