6 Maiores desafios da exportação e importação no Brasil

Para uma economia forte é preciso estabelecer boas relações com o comércio exterior, através de serviços como a importação e exportação de recursos, matéria-prima, produtos, entre outros. O Brasil é conhecido como um dos principais países no setor de exportação, no entanto, também necessita realizar acordos para importação.

Tanto a importação quanto a exportação favorecem a expansão dos negócios e movimentam a economia de um país, contribuindo para o aumento de vendas. No entanto, existem desafios a serem enfrentados em ambos os processos, principalmente, em relação a impostos.

Entender quais sãos os 6 maiores desafios da exportação e importação no Brasil, é essencial para ter uma noção em relação às perspectivas econômicas, bem como, a possibilidade de investimento, demanda, consumo, oportunidade de negócio, às exigências do mercado, etc., fatores esses que exigem conhecimento para um bom planejamento de negócios.

 

Os 6 maiores desafios da exportação e importação no Brasil

Confiram a seguir quais os 6 maiores desafios da exportação e importação no Brasil:

 

Infraestrutura precária

O Brasil é um dos maiores exportadores do mundo e possui um grande potencial para desenvolvimento, no entanto, ainda possui uma infraestrutura precária apesar de possuir grandes empresas e oferecer diferentes tipos de produtos, o que contribui para necessidade de importação de itens como petróleo refinado, mesmo que atue com a exploração e exportação desse produto.

Além disso, não há um órgão exclusivo e responsável para realizar a coordenação e planejamento estrutural de negócios fechados com outros países, os quais são importantes para cuidar de assuntos sobre o mercado internacional, o que proporciona a otimização de processos que passariam a ser mais confiáveis e ágeis ao realizar importações ou exportações.

No Brasil, há diversos órgãos e secretarias que realizam essa parte burocrática e administrativa, tornando o processo mais complicado e menos organizado, afetando a eficiência na realização de operações. Um exemplo básico disso são os atrasos na entrega de mercadorias.

 

Documentos e burocracia referente à liberação de mercadoria (aduaneiro)

Os documentos e burocracia aduaneira, exigidos em relação aos processos para exportação e importação dos produtos é outro desafio para o país.

Para que ambos os processos sejam realizados é necessário seguir algumas regras referente a legislação tributária e outras etapas, as quais começam com a negociação de produtos, entrega de documentação, detalhes sobre a mercadoria, embalagens, embarque, entre outros, até a entrega final.

Por esse motivo, a simplificação dessas etapas e das exigências solicitadas em ambos os processos, deveria ser realizada, a fim de otimizar o processo, facilitar as negociações e trazer mais benefícios para o país.

 

Leis tributárias

Como mencionado anteriormente, a complexidade diante das leis tributárias é um desafio para o Brasil, além de causar diversas dúvidas sobre o assunto em empresários do país.

Devido ao alto valor dos tributos e dificuldades legislativas referentes aos produtos nacionais que são exportados, a competitividade no mercado internacional é reduzida.

Por esse motivo, as empresas precisam contratar profissionais como o advogado  ou empresas que realizam o serviço, para realizar um planejamento de negócios no qual é preciso ter uma estimativa de custo e considerações sobre as despesas tributárias, a fim de verificar se valerá a pena realizar a exportação em seu nicho.

 

Demora e dificuldade em processos alfandegários

A demora e dificuldade na realização de processos alfandegários é uma das maiores preocupações dos empresários, pois os prazos estabelecidos para liberação e análise em diferentes órgãos, muitas vezes, atrasam suas operações, tanto no caso de importação quanto para exportação de produtos.

 

Padrões

Apesar de haverem leis para os processos de importação e exportação no país, a falta de padrão nos órgãos responsáveis pelos mesmos, implica em diferentes interpretações de parte da autoridade aduaneira, ou seja, diferentes informações podem ser passadas para empresas, o que atrasa e prejudica os processos, atrapalhando a organização e antecipação necessária para um planejamento eficiente.

Por isso, as empresas devem manter seus processos bem planejados e estruturados, a fim de obter um padrão que permita se antecipar caso aconteça problemas.

 

Tarifas de alfândegas e demais custos com logística

As tarifas em alfândegas é um ponto bastante delicado em ambos os processos, tanto na exportação quanto na importação. Além disso, os custos com a logística, ou seja, transporte de produtos para aeroportos é o que contribui ainda mais para reduzir a competitividade dos produtos brasileiros.

O bom planejamento e análise detalhada realizada pelas empresas antes de atuar com a exportação e importação de produtos é essencial para o sucesso das operações.