O influencer William Mello listou várias dicas para você não se dar mal na Black Friday

Viagens para Nova York, roupas de marca, smartphones, William Mello é assumidamente ‘especialista’ na famosa sexta-feira de promoções e já aproveitou a maior temporada de descontos do mundo de todas as formas. Ele também já caiu em falsas promoções e agora conta o que vale a pena e como aproveitar

Na última sexta-feira de novembro, os consumidores têm um encontro marcado com a maior temporada de descontos do mundo. Inicialmente, a Black Friday foi desenvolvida nos Estados Unidos, logo após o dia de Ação de Graças, simbolizando o início das compras de Natal. Em 2011, a tradição chegou ao Brasil, ainda tímida. Hoje, as promoções se tornaram substanciais e as fraudes vêm diminuindo cada vez mais.

O influencer William Mello (@williamello, com 126 mil seguidores) consumista assumido, adora a época para aproveitar as mais diversas promoções. “Ano passado, comprei passagens de ida e volta para Nova York com quase 50% de desconto. Já comprei TV, roupas e sapatos, eletrodomésticos e até meu notebook, em um site estrangeiro”, conta William.

Este ano, o influencer diz que pretende focar em comprar viagens e eletrodomésticos, mas dá o caminho para aproveitar de tudo. Ele preparou uma lista especial com dicas. Confira:

• Pesquisa: Antes de comprar, William Mello aconselha que seja feita uma lista com todos os itens de desejo para evitar as fraudes. “O que eu sempre faço é uma lista de coisas que quero comprar. Daí pesquiso durante todo o mês, aí sim, no dia da Black Friday, vejo se está realmente valendo a pena e só compro se os descontos forem reais. Já deixei de cair em muita pegadinha assim”.

• Comparativos: Não somente na sexta-feira em si, mas durante toda a última semana de novembro e até ao longo do mês, as mais diversas lojas anunciam promoções. Para aproveitar o melhor disso, a dica é usar as ferramentas de comparação disponíveis na internet, como buscapé e zoom.

• Compras online: A tendência das promoções é muito mais forte online do que em lojas físicas. Por isso, é importante ficar de olho nos grandes sites, que acabam oferecendo descontos ainda melhores.

• No Brasil e fora: A tradição, com certeza, ainda é mais forte nos Estados Unidos. Quem não puder viajar, pode ficar atento aos sites americanos que entregam no Brasil, ou até mesmo contar com serviços de entrega internacional.

• Informática e eletrônicos: William conta que para quem quer o smartphone do ano, a época pode não fazer tanta diferença, mas os modelos anteriores valem muito a pena.

• Cuidado com a moda: Artigos da moda em grifes um pouco mais caras podem chamar atenção, porém William garante que é o tipo de promoção que se deve ter mais cuidado. “Além dos falsos descontos, é muito comum as marcas colocarem coleções muito antigas, de três ou quatro anos atrás, em promoção. Tem que observar para não comprar algo velho e fora de moda”, alerta.

• Os melhores descontos: Passagens aéreas e pacotes de viagem estão no topo da lista para o influencer. “Os preços ficam imperdíveis, vale muito a pena ficar de olho tanto nas companhias aéreas como nas agências de turismo”, finaliza.