Especialistas listam 10 dicas para deixar a casa mais fresca

Rayra Lira paisagista

Mudanças não exigem obras

Com a proximidade do verão e as altas temperaturas ocasionadas pelas ondas de calor é hora de mudar os ares da casa para enfrentar a próxima estação. Especialistas esclarecem como deixar a casa mais fresca, sem investir em obras.

1) Troque as lâmpadas: “Use lâmpadas de LED. Elas não produzem calor, são mais econômicas, o que ajuda no bolso e no consumo consciente”, explica o engenheiro Victor Henriques, da Help Reformas.

2) Victor indica películas reflexivos nas janelas: “Esse tipo de película impede que os raios solares penetrem no ambiente e, por isso, mantém a casa mais fresca”, aponta o engenheiro.

3) Decoração minimalista: “A composição dos ambientes e a disposição dos objetos fazem toda a diferença. Por isso, procure manter uma boa circulação no cômodo e uma decoração minimalista”, orienta a arquiteta Letícia Monteiro.

Projeto da arquiteta Letícia Monteiro

4) Escolha o material de acordo com a estação: “Na hora de escolher a mobília, dê preferência as que não utilizam metal na sua composição, pois é o tipo de matéria que mais absorve a temperatura, e abuse dos móveis feitos de madeira, queridinha da decoração de interiores. Por último, evite também a alta exposição deles ao sol”, complementa Leticia.

5) Puxe o tapete: “Remova os tapetes temporariamente durante o verão ou substitua-os por versões mais finas”, recomenda Leticia.

6) Escolha tecidos frescos para a decoração: “Complemente os ambientes com almofadas, roupas de cama e mantas de tecidos mais finos, frescos, claros ou de cores mais neutras”, orienta a arquiteta.

7) Leticia recomenda para deixar o quarto mais refrescante mudar os jogos de cama. “O algodão e o linho, por exemplo, são macios e possuem um ótimo conforto térmico, o que garante também um toque mais refrescante para as suas noites”.

Projeto executado pela Help Reformas e Construção

8) Cores neutras: A arquiteta Letícia Monteiro aponta que o principal fator para a sensação de frescor em qualquer ambiente é a escolha da cor. “Não invista em amarelo, laranja e vermelho, porque transmitem uma sensação de calor e por estarem associadas ao sol, ao fogo e ao sangue. Por isso, evite usá-las nas paredes e nos móveis dos ambientes da sua casa e opte, de preferência, pelas cores neutras e frias, que criam contrastes mais naturais”.

9) Se você não tiver um ar-condicionado, é indicado utilizar um umidificador de ar em conjunto com um ventilador. Assim, o ambiente ficará mais úmido e a sensação de calor vai diminuir, indica Leticia.
Arquiteta Leticia Monteiro decoracao minimalist…
Arquiteta Leticia Monteiro decoracao minimalist…
arquiteta Leticia monteiro 1.jpg
arquiteta Leticia monteiro.jpg

10) Plantas: Para a paisagista Rayra Lira as plantas podem amenizar o calor. “Isso acontece porque as plantas “transpiram” a água que sobra do processo de fotossíntese e filtram o ar, contribuindo para renovar a atmosfera do espaço. Invista em lírio-da-paz, samambaia e jiboia. Além de bonitas, não dão trabalho na hora de cuidar e podem ser colocadas no quarto, cozinha e sala”, aponta.