9 sinais de que você está em um relacionamento abusivo

Relacionamentos abusivos correspondem a 70% dos atendimentos psicológicos no Brasil. O caso da Ana Hickmann faz um alerta importante: agressão não é só física. Sim, a violência física em muitos casos não é o primeiro sinal que o abusador dá. E por isso, é importante reconhecer essas atitudes abusivas antes que o pior aconteça.

A psicanalista Elizandra Souza explica 9 sinais para que você reconheça que está em um relacionamento abusivo.

1. A culpa é sempre sua: “A pessoa é manipuladora. Por isso, ela coloca a culpa sempre em você. Nunca assume o erro. Ela sempre está certa, e sempre vai fazer você se sentir mal. E vai fazer isso de um jeito que aparentemente será inocente: usando das palavras.

2. Um ciclo de mentiras: “A pessoa está sempre caindo em contradição. Sempre mentindo. Você descobre a verdade e ela manipula a situação para te culpar”.

3. Ela age de forma passivo-agressiva. O confronto nunca é direto. A pessoa passivo-agressiva nunca vai dizer nada diretamente. Ela vai achar formas dissimuladas de comunicar.

4. A sua privacidade não é respeitada: “Se o seu parceiro mexe nas suas coisas, pede a senha do seu celular, do e-mail, das redes sociais e não respeita o seu espaço, você pode estar em um relacionamento abusivo. A privacidade e individualidade de cada um dentro da relação precisa ser respeitada”.

5. Ciúmes excessivo: “É normal quando sentimos medo de perder a pessoa que amamos. Mas isso não pode virar um argumento para controlar a tomada de decisão do outro, agressões, ofensas ou invasão de privacidade, é excessivo.

6. Controle: “Que roupas vestir, onde pode ir, quais atividades fazer e até, em casos mais extremos, que trabalhos a outra pessoa pode ou não ter. Novamente, em um relacionamento saudável é preciso respeitar a individualidade de cada um”.

7. Chantagem: “A manipulação é uma ferramenta central no relacionamento abusivo. Se a parceira não aceita de forma pacífica do que é cobrada, o abusador costuma, então, usar de chantagem para conseguir o que quer”.

8. Destruindo a autoestima: “no início do relacionamento ele te faz pensar que você é incrível. Depois, começar a boicotar a sua autoestima com “críticas construtivas”.

9. Controle financeiro ou falta de clareza sobre as finanças: “Quando uma tem que pedir dinheiro para tudo, passa a existir espaço para que a outra pessoa negue e, assim, decida o que a companheira pode ou não fazer”.

É importante saber que a violência pode acontecer em qualquer relação, hetero ou homossexual. Trata-se de uma questão de poder.

Mas, como é mais comum em relações entre homem e mulher, usaremos o masculino para definir o abusador nesse texto.