6 vezes que a bebida alcoólica pode prejudicar a sua coluna

O consumo excessivo de álcool pode levar a sérios problemas de saúde, inclusive danos à coluna. O Dr. Haroldo Chagas, Presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, explica como a bebida pode prejudicar.

Desidratação: “O álcool desidrata o corpo. E isso pode afetar negativamente a saúde da coluna. As vértebras da coluna precisam de água para se manterem saudáveis e flexíveis. A desidratação pode levar a uma redução na flexibilidade dos discos, o que pode aumentar o risco de lesões na coluna vertebral”.

Inflamação: “O consumo excessivo de álcool pode levar à inflamação no corpo, inclusive na coluna vertebral. A inflamação crônica pode causar dor e danos nos tecidos, o que pode levar a problemas na coluna”

Sono: “Além disso, o álcool pode afetar a capacidade de dormir de maneira adequada, o que também pode contribuir para a dor nas costas”.

Redução na função imunológica: “O álcool pode diminuir a capacidade do sistema imunológico de combater infecções e inflamações. Isso ocorre porque o álcool pode afetar a produção de células imunológicas, como os linfócitos, que ajudam a combater a imunidade”.

Má postura: “O álcool pode afetar o equilíbrio e a coordenação, fazendo com que a pessoa e perca o controle do corpo. Isso pode levar a uma má postura, o que pode ter consequências negativas para a coluna vertebral”.

Dificuldade na recuperação: “Se uma pessoa sofre uma lesão na coluna vertebral, o consumo excessivo de álcool pode dificultar a recuperação. Isso ocorre porque o álcool pode retardar a capacidade do corpo de se curar, além de aumentar o risco de complicações pós-operatórias”.

Alteração do peso: “Além disso, vale ressaltar que o consumo excessivo de álcool pode resultar no aumento de peso que consequentemente irá causar problemas na coluna, afetando principalmente a região lombar, desgastando as articulações e até mesmo ocasionando uma hérnia de disco”.

“Para evitar ou tratar a dor nas costas relacionada ao consumo de álcool, é importante limitar ou evitar o consumo excessivo de bebida alcoólicas. Além disso, é importante manter uma postura adequada, fazer atividade física regularmente e manter um estilo de vida saudável”, – finaliza Haroldo.