Ação gratuita promove saúde preventiva para idosos, no Madre Germana 2

Café da manhã, atendimento médico, bate-papo e exercícios físicos marcam celebração antecipada do Dia Nacional do Idoso realizada pela Associação Estadual de Apoio à Saúde no dia 30 de setembro

A Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS), promove, no próximo dia 30 de setembro, uma ação gratuita e aberta ao público, em prol da saúde do idoso no setor Madre Germana 2, em Goiânia. Durante todo o dia, equipes de saúde oferecem atividades que promovem a conscientização das pessoas para cuidados preventivos como manter uma rotina de exercícios físicos, alimentação equilibrada e a realização de exames de rotina.

O evento lembra também o Dia Nacional do Idoso, oficialmente celebrado em 1 de outubro. O atendimento será montado no ginásio coberto, localizado na Rua São Gregório e já tem 50 idosos confirmados, que devem receber kit com camiseta e squeeze. De acordo com o médico Dr. Cláudio Brandão, a ação vai contar com médicos, preparadores físicos e profissionais da saúde para medir pressão, pesar e fazer exame de glicemia.

“Além de um bate papo com os idosos e seus familiares, vamos ter algumas aulas práticas de exercícios físicos adequados para as pessoas da terceira idade”, antecipa Brandão, que está a frente da AAS. O médico explica que, com o aumento do tempo de vida das pessoas, uma boa parcela da população já se encontra na terceira idade, com mais de 60 anos, e não existe fórmula secreta para envelhecer bem. “É preciso prevenir doenças, atualizar vacinas e se movimentar”, pontua Dr. Claudio.

Estudos levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que existem mais de 33 milhões de pessoas idosas no Brasil. A expectativa é que em 2030, o número deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. As pesquisas também indicam que, em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso.

“É preciso ter mais políticas públicas no campo da saúde, da educação e da previdência”, comenta também o médico que já realiza um trabalho de assistência gratuita nas regiões periféricas e metropolitana de Goiânia. Além dos eventos temáticos, como o do Dia do Idoso, Outubro Rosa e Novembro Azul, o Dr. Cláudio leva o Caminhão da Saúde para perto de quem realmente precisa, oferecendo exames de imagens como ultrassonografias diversas e eletrocardiograma. “A população idosa desses bairros são as que mais procuram esse atendimento, é uma demanda forte, e ir até eles faz toda diferença, já que poupamos que eles se desloquem e se exponham a mais riscos”.

Serviço
Dia do Nacional do Idoso – Atendimento gratuito
30 de setembro de 2023
Rua São Gregório, Qd. 66, Setor Madre Germana 2 – Goiânia-GO
Horário: 7h às 12h