Thaiz Arrabal dá detalhes sobre a cirurgia ortognática

A cirurgia bucomaxilofacial tem proporcionado mudanças de vida bastante significativas. O procedimento tem um nome complexo, mas é bem mais simples do que parece. Thaiz Arrabal, cirurgião-dentista especialista no assunto, explica que em geral o tratamento é indicado para pacientes que usam aparelho ortodôntico por anos sem solução, para quem tem maxilar inferior pequeno ou grande ou para quem sente estalos ou dor: “além desses sintomas, alguns pacientes apresentam respiração bucal, sorriso com exposição excessiva de gengiva e dificuldade de fechar os lábios”, pontua. 

A cirurgia ortognática mudou não só o sorriso, mas também a qualidade de vida de uma das pacientes da doutora. Apesar de demonstrar um certo receio inicialmente, logo apostou na realização do sonho de ter um rosto mais harmônico com o aumento dos maxilares e correção do alinhamento dos dentes: “transformei o meu sorriso, mastigo melhor, minha respiração melhorou e ainda fiquei com o queixo mais elegante após a cirurgia ortognática”, conta Maria Augusta.  

As assimetrias da face não causam apenas efeitos estéticos, sendo que problemas mastigatórios e respiratórios estão entre os principais desconfortos relatados pelos pacientes: “existem pessoas que percebem que há algo em desarmonia na face, mas não sabem precisar o que é. Assim, recorrem a tratamentos e a cirurgia plástica quando, na verdade, o problema está no maxilar”, explica a Dra. Thaiz Arrabal. 

Outra paciente que viu sua vida mudar após a cirurgia ortognática foi a Ranieri Hemerly. Logo nos primeiros meses já foi possível comemorar o resultado: “fiquei muito feliz com meu novo sorriso, a cirurgia ortognática corrigiu minha mordida aberta, meu nariz e até minha olheira melhorou, porque respiro bem melhor e durmo de boca fechada”, comenta.  

Thaiz Arrabal

Apesar de proporcionar tantos ganhos ao paciente, muitas pessoas não passam pelo procedimento por medo ou desconhecimento. Para que o resultado seja satisfatório, é importante que o paciente faça o tratamento com o especialista em cirurgia bucomaxilofacial em parceria com o ortodontista. A Dra. Thaiz Arrabal explica que a cirurgia é feita no interior da boca e não deixa cicatrizes: “a recuperação é gradativa, mas o paciente já pode retomar seus afazeres de 15 a 30 dias após o procedimento”, finaliza a especialista.