Dor ou estalos ao morder alimentos? Saiba a causa e como tratar, por Thaiz Arrabal

Sentir estalos e/ou dores nas articulações do maxilar, não conseguir abrir a boca, perceber um zumbido no ouvido, dores fortes de cabeça ou dormência. Por um acaso você já sentiu ou passou por algumas dessas situações desagradáveis? 

Thaiz Arrabal

Você está comendo quando, de repente, sente um estalo vindo diretamente da sua mandíbula. Geralmente, o indivíduo acometido relata uma sensação de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo podendo até mesmo travar por um instante. A princípio é algo que não aparenta ser preocupante, mas você sabia que estes estalos podem ser indícios da DTM? Conhecida como Disfunção na Articulação Temporomandibular, a DTM é definida como um conjunto de problemas clínicos que afetam os músculos mastigatórios, as articulações do maxilar e as demais estruturas da região. 

A mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser um sinal de disfunção na ATM (Articulação Temporomandibular), conexão que liga a mandíbula ao crânio: “os músculos desta articulação controlam os movimentos da mandíbula, como abrir e fechar a boca, bocejar, mastigar, falar, entre outros”, comenta a Dra. Thaiz Arrabal.  

Os sons articulares, conhecidos como estalos, podem ser um indicativo do começo desta disfunção. Em geral, tornam-se preocupantes quando associados à dor ou limitação dos movimentos da mandíbula. Os sinais da disfunção na ATM podem começar com sensibilidade muscular, dificuldade ou impossibilidade de abrir a boca e ruídos articulares – os famosos estalos: “fique alerta e identifique a complicação o quanto antes. Quando esta articulação sofre uma alteração, denominada DTM (disfunção temporomandibular), isso prejudica a sua função, causando sintomas como dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor no rosto, maxilar, pescoço, e até mesmo mandíbula travada”, explica a Dra. Thaiz Arrabal.  

Thaiz Arrabal

Se estes sintomas tornarem-se frequentes procure um especialista para ajudá-lo no diagnóstico e na indicação do tratamento mais adequado. Observe esse vídeo e veja resultados surpreendentes em poucos dias de tratamento. Dúvidas? Deixe seu comentário e conte com nossa equipe especializada para avaliar seu problema e auxiliar para que medidas preventivas e de tratamento sejam tomadas.