Comprar roupas pela internet pode ser mais barato, mas exige cuidados

A tecnologia modificou nossas vidas a limites que, anteriormente, só poderiam ser imaginados na ficção científica. A Internet transformou todos os setores do mercado, desde turismo, entretenimento e comunicações, até alimentos e bancos. Uma das mudanças mais notáveis ​​nessa transformação foi o surgimento do comércio eletrônico no segmento de moda, ou seja, venda de roupas pela internet.

Comprar roupas pela internet se tornou mais prático e barato, o usuário pode navegar por diversas lojas online de moda, escolher roupas e calçados de diferentes estilos. Ao realizar alguns cliques, a compra está feita e basta aguardar a o envio do produto no endereço informado. Compras simples, sem sair de casa e com total conforto.

No entanto, comprar roupas e calçados em loja online, mesmo que possua as suas vantagens, têm os seus perigos. Confira:

 

Vantagens de comprar roupas pela internet

Este tipo de transação oferece ao usuário um grande número de facilidades, graças às quais o comprador pode economizar tempo e dinheiro, enquanto desfruta da experiência de compra.

  1.       Facilidade de compra

Já se foram os dias em que, para fazer uma compra, era necessário planejar todos os detalhes com antecedência: quanto tempo levaria para realizar todas as compras, o valor em dinheiro necessário, o número de lojas para visitar, etc.

Atualmente, comprar online permite que você fique livre de todas essas preocupações. É possível comprar um par de sapatos, óculos escuros e vestidos, até mesmo no intervalo de descanso do trabalho, em poucos minutos, ao utilizar o smartphone conectado à internet, sem se preocupar com a distância ou variedade de lojas.

 Além disso, muitas lojas online de roupas e calçados, desenvolveram aplicativos para smartphones (40% das compras pelo celular são feitas por meio de um aplicativo ) que simplificam ainda mais o processo de compra.

  1.       Conveniência de pagamento

A compra online não oferece apenas ao usuário uma grande variedade de lojas e produtos no segmento da moda e outros. Os meios de pagamento disponíveis no comércio eletrônico são cada vez mais numerosos e seguros e o comprador pode efetuar o pagamento da forma que for mais cômoda ou conveniente, podendo inclusive pagar com sua impressão digital.

Seja usando um cartão de crédito ou débito, fazendo uma transferência bancária ou pagando através de um portal de pagamento como o PayPal, as possibilidades de escolha do cliente são cada vez mais numerosas.

Por outro lado, muitas empresas oferecem a possibilidade de pagar à vista pelo produto ou serviço adquirido, de forma que o comprador não tenha que fornecer dados bancários se não o desejar, basta emitir o boleto ou realizar a transferência bancária do valor.

  1.       Frete personalizado

Da mesma forma que a compra e o pagamento se ajustam às necessidades do comprador, as diferentes opções de entrega permitem receber o produto na casa do cliente ou local de trabalho, bem como indicar que seja enviado a um posto de recolha.

Viabilizada pelo comércio, como uma de suas lojas físicas ou um correio, essas são as principais vantagens do comércio eletrônico, mas são muitas outras vantagens para o cliente que decide comprar online, como a grande dimensão da oferta para todos os tipos de produtos que esta rota apresenta, a possibilidade de fazer uma compra a qualquer hora do dia, o maior número de ofertas e promoções que as empresas apresentam nos seus portais online ou pela maior informação que o cliente pode acessar durante sua navegação na internet, além do pagamento cada vez mais frequente pelo celular.

 

Perigos de comprar roupas online

Embora as vantagens de comprar roupas online sejam muitas, é aconselhável tomar alguns cuidados durante o processo. A Internet também oferece possibilidades de cometer crimes como fraude e devemos ter muito cuidado ao fornecer nossos dados pessoais.

  1.       Custos ocultos

Um em cada dois usuários que abandonam uma compra online, o faz devido a custos ocultos. Embora uma das principais vantagens ao comprar online é as poupanças econômicas que acarreta, é muito importante manter-se atento durante a compra, como os possíveis custos ocultos que progressivamente inflar o preço final, como custos de gestão, custos de transporte, custos do método de pagamento escolhido ou taxas alfandegárias.

Dessa forma, nos pouparemos de uma surpresa desagradável, bem como, o famoso dito popular: “o barato sai caro”!

  1.       Problemas de envio e impossibilidade de provar antes da compra

O tempo de espera para receber os artigos adquiridos na compra online é sempre superior ao da compra tradicional, podendo ser dias ou mesmo semanas, existindo também a possibilidade de o produto ficar danificado com esse tempo.

O retorno (geralmente mais complicado que na compra tradicional), a impossibilidade de experimentar o produto antes de adquiri-lo ou a impulsividade diante da tentação que algumas ofertas podem supor são outros perigos que existem ao comprar online.

O ideal é conferir o prazo do frete de acordo com o seu CEP, além de verificar se há possibilidade de entrega mais rápida. Em relação aos tamanhos das roupas, realmente, é um pouco mais complicado, pois não há como provar e saber se vai dar certo.

No entanto, você pode usar peças semelhantes que tenha em seu guarda roupas, como referência para avaliar o tamanho e modelo de peça antes da compra.

O ideal nesse caso é conhecer as políticas de troca e devolução dos produtos na loja online, antes de finalizar a compra, assim terá uma garantia e saberá o que deve ser feito caso haja problemas com a peça.