7 Bons motivos para você dar uma chance para o Pilates

O Pilates está cada vez mais na moda, a prova é que costuma ser visto em muitos centros como academias ou centros de fisioterapia, inclusive, podemos acompanhar diversos influencers digitais realizando os exercícios e postando em seus Stories nas redes sociais.

Além da beleza dos exercícios e flexibilidade que a prática proporciona para o corpo, há diversos outros benefícios.

Joseph Hubertus Pilates foi o criador desta técnica. Ele buscou, por meio de vários exercícios, corrigir a postura e alinhar o corpo de seus clientes. O trabalho dos músculos é o objetivo principal onde, através de 500 exercícios, é possível ter uma postura correta da pelve, ombros e coluna vertebral, que são os principais focos das alterações.

Para realizar esses exercícios corretamente, é necessário levar em consideração alguns princípios básicos, que influenciam na respiração, concentração, equilíbrio, precisão e fluidez. Além disso, a prática deve ser ensinada e aplicada somente por profissionais que fizeram o curso de pilates com certificado.

 

Quais são os princípios do Pilates?

À medida que a respiração é controlada, consegue-se que, com o passar do tempo, a caixa torácica se expande, favorecendo que os músculos do assoalho pélvico se desenvolvam melhor.

Para que a região lombar esteja sempre em uma posição correta, um princípio é garantir que a pelve esteja o mais próximo possível do solo.

Para que pescoço, ombros e cabeça sejam sempre melhor compensados, a posição das omoplatas, também chamadas de escápulas, é monitorada.

É importante que a pelve esteja alinhada com a caixa torácica, evitando assim a possibilidade de surgirem malformações ou de serem corrigidas.

A cabeça e a coluna cervical devem ficar centradas entre os ombros e alongar a cabeça, alongando-o como se você quisesse crescer.

Esses exercícios devem ser realizados ao expirar e inspirar, enquanto contrai o abdômen, assoalho pélvico e nádegas. Assim, melhora-se o alinhamento do corpo, evita-se dores, problemas futuros e adquire-se maior consciência sobre o corpo.

É possível fazê-los no chão, com tapetes, elásticos, bolas ou com uma máquina especialmente designada para esse fim.

Todos já praticaram exercícios em algum momento da vida, mas somente o Método Pilates, busca a mais alta qualidade em cada um de seus exercícios. Quanto mais habilidade você adquire, mais controle e equilíbrio você obtém, o que pode melhorar o desenvolvimento dos exercícios.

 

7 BENEFÍCIOS DE PRATICAR PILATES

Entre as 7 principais razões pelas quais você deve praticar Pilates estão as seguintes:

  •         É possível eliminar o estresse acumulado e a tensão muscular
  •         O tônus ​​muscular é fortalecido e o corpo é tonificado sem um aumento no volume muscular.
  •         Coordenação de movimentos, flexibilidade e senso de equilíbrio são aprimorados.
  •         Adquire maior vitalidade, o que lhe permite fazer o seu trabalho diário com mais entusiasmo e energia, bem como praticar outros esportes com menos esforço.
  •         Os hábitos posturais que prejudicam o corpo são corrigidos e o alinhamento é melhorado.
  •         É uma técnica perfeita se você acabou de sair de uma lesão, pois aumenta a resistência física e mental.
  •         A maioria das dores nas costas sofridas é aliviada.

Como podemos perceber, há diversas razões para praticar pilates, sendo a maior delas a melhora de sua saúde.