O que as empresas podem fazer para ajudar no Outubro Rosa
O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Não existe apenas um tipo de câncer de mama, mas vários. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem à característica própria de cada tumor. Por isso, o autoexame não é tão efetivo, já que quando você percebe o nódulo no seio fazendo o toque, o tumor já está em um estado avançado. O ideal é fazer a mamografia uma vez ao ano.
O mês de Outubro já virou referência no mundo todo quando o assunto é prevenção de câncer. O Outubro Rosa nas empresas é necessário para dar destaque a essa questão, especialmente para a conscientização dos colaboradores sobre a doença.
A ideia do movimento é fazer com que mais mulheres tomem ciência sobre a doença, se informem sobre os sintomas e sobre os exames preventivos o quanto antes, pois assim as chances de cura são altas.
Confira a seguir algumas dicas que são essenciais para conscientizar os colaboradores sobre a doença:
Realize palestras com profissionais da saúde. Convide médicos especialistas para explicar sobre o câncer de mama, seus tipos e características diferentes. Além de ficarem informados, é uma maneira dos colaboradores tirarem suas dúvidas e alertar outras pessoas também.
Informações nos quadros de aviso ou email para todos os colaboradores.
Escolha uma data do mês para que todos os colaboradores vistam uma peça de roupa rosa, esse gesto simboliza a campanha e gera visibilidade para o movimento.
Incentive para que eles realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até mesmo a ultrassom de mama. É preciso incentivar a realização das ações de prevenção de forma a aumentar o diagnóstico do câncer de mama em seus estágios iniciais, garantindo que o tratamento tenha um bom resultado.
Não deixe o Outubro Rosa passar em branco na sua empresa. Esse é um movimento que nos faz pensar mais sobre a saúde das mulheres e principalmente na saúde das suas colaboradoras.
Autora do Artigo: Ester Gomes
Coach pela World Coaching Council, Practitioner em PNI pelo Instituto de Neurolinguística. Especialista em R&S e Assessment pela Metodologia DISC. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e Marketing pela Universidade Estácio de Sá e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense. Realiza treinamentos em inglês e espanhol em competências comportamentais e gerenciais. Consultora com mais de 10 anos de experiência em Desenvolvimento Pessoal, Excelência o Atendimento, Recursos Humanos, Liderança, Assessment, Relacionamento com o Cliente, Comunicação, Vendas e Negociação. Atuação nas empresas: Rede Crepelocks, Parmê, Mori Ohta Sushi, Linde Gases, Julio Simões, Ariba, Grupo South, Profarma, Unimed, Globo.com