Prevenção de incêndios: cuidado com eletrodomésticos!

Cuidados com eletrodomésticos em casa previne incêndios!

 

Incêndios são muito perigosos, já que em poucos minutos, um acidente como este 

pode acabar com vidas, destruir patrimônios e deixar pessoas feridas. Você sabia que as maiores causas de situações como essa são acidentes domésticos?

É isso mesmo, pequenos descuidos do dia a dia podem ocasionar grandes desastres, porque uma vez que o fogo se inicia, é difícil contê-lo sem os equipamentos necessários e conhecimento sobre as medidas importantes neste momento. 

Neste assunto, prevenção é a palavra-chave. Tudo pode ser evitado? Sim! Claro que mesmo com todo cuidado do mundo, poucos minutos de desatenção pode ocasionar um acidente. Mas de forma geral, quanto mais medidas preventivas colocar no ambiente, mais seguro será o local. 

A verdade é que em incêndios, cuidados e prevenção nunca são demais. Já imaginou perder tudo que lutou tanto para construir em questão de minutos por algo que você mesmo (a) poderia ter evitado? 

É por isso, que neste conteúdo mostraremos algumas atitudes “básicas” que podem impedir situações como essa e que podem ser incluídas no seu cotidiano sem maiores problemas. 

Ainda explicaremos sobre proteção passiva contra incêndios, que são soluções mais técnicas que retardam o fogo caso, mesmo com tantos cuidados, algo ruim aconteça, diminuindo seus impactos. 

É algo opcional, mas como dissemos, visando o que pode acontecer, a prevenção de incêndio nunca será demais. Então se puder, vale dar uma olhada e entender se é possível ou não adicioná-las na sua casa. 

Leia este conteúdo com atenção e proteja ainda mais sua casa, família e pessoas que mais ama. Vamos lá?

 

Primeiro passo: redobre a atenção em alguns cômodos para evitar incêndios

 

A primeira medida é redobrar a atenção em algumas situações que representam perigo e que, muitas vezes, passam despercebidas. Principalmente na cozinha, local que geralmente é o foco de muitos incêndios. 

Nas salas e quartos, manter velas longe de cortinas e outros tecidos é muito importante. Atualmente, esses itens aromáticos e relaxantes estão fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas. 

O que pode trazer diversos benefícios aos moradores, mas nestes casos, o cuidado deve ser ainda maior, porque tecidos, madeira e outros materiais são altamente inflamáveis. 

Na cozinha, os perigos são diversos. Vale ressaltar que não é um cômodo para crianças, então evite deixá-las sozinhas neste ambiente. Ao cozinhar, deixe panos de prato, itens de plásticos e tudo que for inflamável distante do fogão. 

Apesar de ser necessário em várias receitas, o óleo quente é muito perigoso. Se este item ficar no fogo por muito tempo pode ocasionar um acidente.

Outra situação que ainda muitos não sabem é que se óleo quente for colocado em contato com água fria, pode causar explosões perigosas para o bem-estar das pessoas que estiverem no local e também iniciar um incêndio. 

 

 Cuidado com gás de cozinha

 

Vazamento de gás é extremamente perigoso, então tenha muito cuidado com isso. Botijão de gás deve ficar na área externa da casa sempre que possível para evitar acidentes caso vaze. 

Se não der ou morar em apartamentos, é recomendado que o ambiente fique bem ventilado sempre. Portas de vidro, janelas e saídas de ar devem ficar abertas o máximo de tempo possível. 

E se sentir cheiro de gás, abra tudo imediatamente, deixando o local bem ventilado. Somente depois que este cheiro sair, ligue luzes, acenda o fogão etc.

 

 Eletrodomésticos são grandes causadores de incêndio

 

Quando dissemos que eletrodomésticos são causadores de incêndios, nos referimos que algumas ações de mau uso podem causar curto-circuito – esta sim é uma situação muito perigosa.

O que pode ocasionar curtos circuitos? Muitas atitudes que fazemos e não percebemos o perigo que estamos correndo. Primeiramente, a fiação elétrica antiga é muito propícia para esse tipo de acidente.

Então, manutenções e troca de toda a fiação caso algo esteja errado é muito importante, mesmo que custosa, essa medida deve ser feita o mais rápido possível. Outra possível causa é a sobrecarga elétrica, algo que muitos fazem sem perceber

Ligar muitos aparelhos em uma só tomada por extensões, benjamins e outros acessórios é muito perigoso. Isso porque, talvez aquele ponto não suporte tanta energia e caso isso aconteça, além do acidente, ainda pode danificar seus eletrodomésticos. 

Sair de casa e deixar todos aparelhos na tomada, você também tem esse costume? A maioria dos brasileiros fazem isso, mas deixá-los plugados sem supervisão pode representar bastante risco, então, sempre que possível, desligue-os. 

Acidentes como a fiação são perigosos por diversos motivos, um deles é que representa um perigo escondido. Geralmente, os fios ficam dentro de dutos, então, caso algo esteja errado é difícil identificar no dia a dia.

Da mesma forma que se um acidente acontecer, será pego de surpresa pelo fogo saindo por estes dutos – que também facilita a propagação das chamas. Uma medida de proteção passiva que citamos no começo do conteúdo, é a vedação destes shafts.

Com essa solução, além de diminuir as chances de espalhar o fogo por todo o imóvel de repente, ganha tempo para que o foco do incêndio possa ser apagado.