Tudo que precisa saber sobre renovação de certificado digital!

Authorized Guaranteed Certificate Approved Product

Certificados digitais precisam ser renovados?

 

Certificados digitais são documentos validam transações por meio da internet, otimizando tempo de pessoas físicas e jurídicas sem deixar a segurança dos dados de lado. Pelo contrário, é uma opção totalmente segura para seus usuários.

Assim como a maioria dos outros documentos, estes certificados também precisam ser renovados. É comum recebermos dúvidas de pessoas que têm essa alternativa online sobre sua validade, já que após algum tempo de uso uma mensagem sobre a expiração começa a aparecer. 

Um dos maiores pontos positivos dos certificados digitais é a praticidade, então não se preocupe. Renovar um destes documentos é fácil, rápido e não é algo que deve ser feito regularmente.

O tempo de validade depende do tipo de certificado digital, mas todos devem passar por este processo para garantir que os dados estejam atualizados e manter seu alto nível de segurança. 

Se você tem ou está pensando em adquirir um certificado como este, mas não sabia sobre sua renovação, fique atento a este conteúdo para não perder o prazo e evitar alguns riscos.

Entenda também quais são os tipos de certificações digitais, suas funções e o período de validade de cada um.

 

O que são certificados digitais e como são usados?

 

Antes de explicar sobre a renovação de certificados digitais, é importante que fique claro o que são essas certificações, seus tipos e como são usados – fatores que diferenciam o tempo de validade. 

Basicamente, estes são documentos eletrônicos que identificam empresas e pessoas físicas na internet. Para qual finalidade? Essas certificações otimizam o tempo das pessoas em diversos aspectos, principalmente para negócios.

É uma opção segura para validar transações, autenticar documentos, contratos e permitir que informações sejam recebidas e enviadas aos órgãos capacitados de forma segura e fácil na internet.

Além de manter um relacionamento formal e legal no mundo digital, realizar consultas, atualizar cadastros de contribuintes, conseguir certidões da Receita Federal, acompanhar processos tributários pela rede, entre outras funções. 

Ao contrário do que muitos imaginam, não existe apenas um certificado digital com todas soluções tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Na realidade, cada tipo de certificação tem sua finalidade específica. É isso que veremos a seguir!

 

Tipos de certificados digitais

 

De forma rápida, explicaremos quais os tipos de certificados digitais e suas funções. Dessa forma, terá uma base para entender o período de validade e os riscos ao deixar este processo de lado. 

O e-CNPJ, como o nome indica, é a versão eletrônica do documento físico CNPJ. É uma certificação que pode ser emitida a qualquer pessoa jurídica que esteja com a situação cadastral ativa com a Receita Federal do Brasil.

Basicamente, as funções são as mesmas da opção impressa do CNPJ. Então, como ele, é possível manter o mesmo relacionamento entre empresa e Receitas Federal, Estadual e Municipal, só que agora pela internet. 

Já o NF- E é um certificado digital exclusivo para emissão de notas fiscais eletrônicas. Com ele é possível fazer este processo com mais facilidade, praticidade e segurança.

Isso porque, com o NF-E, se os empresários quiserem atribuir essa função a um ou mais funcionários sem que estes tenham acesso a dados e outras informações da empresa, é possível.

Agora falando sobre pessoas físicas, o E- CPF é a versão digital do CPF que já conhecemos. Foi criado para facilitar a comunicação entre Pessoas Físicas e a Receita Federal do Brasil pela internet. 

Para que é usado? Todos os documentos eletrônicos assinados com este certificado digital tem a mesma validade jurídica que o documento impresso assinado de forma manuscrita. 

Ou seja, além de ser um fator de identificação e autenticação para acesso a sistemas eletrônicos, ainda otimiza o relacionamento com os órgãos em questão e formaliza processos realizados no ambiente digital.

Existem dois tipos de armazenamento para todos estes tipos de certificados, o chamado A1, onde a certificação pode ser acessada pelo navegador no computador de seu dono e o A3, uma opção ainda mais segura.

Isso porque restringe o acesso somente a quem tem o token, onde fica armazenado, e a senha de entrada. 

 

Qual o tempo de validade destes documentos digitais?

 

O tempo de validade depende do tipo de armazenamento que escolher, independente de qual tipo de certificado for. A alternativa A1 deve ser renovada uma vez ao ano para manter a segurança e proteção dos dados envolvidos.

Já a opção A3 tem a validade de 3 anos. A escolha de qual usar não deve seguir o aspecto tempo de renovação e sim a rotina e necessidades da empresa, já que renovar é rápido e simples. 

Como fazer? Depende de qual empresa você adquirir o certificado, mas existem opções para fazer essa renovação online ou na qual a equipe dessa organização vai até você atualizar estes dados. Como dissemos, é simples!