Comida japonesa de verdade: restaurante Izakaya mantém a tradição

Restaurante japonês estilo Izakaya mantém a tradição fiel da culinária japonesa em seus pratos.

Foto: Yakuza_Inside

Se você conhece a verdadeira comida japonesa, sabe que no Brasil pode ser desafiador encontrar restaurantes que mantém fielmente a tradição. O sushi, por exemplo, é um prato que tem bastante influência brasileira, o que altera totalmente o sabor. 

A boa notícia é que você pode encontrar comida japonesa de verdade em um restaurante Izakaya de Guarulhos, São Paulo. O 13 da Yakuza foi fundado por Artur Takemoto e Tatiana Ono, que viveram por 4 anos no Japão. Trabalhando em renomados hotéis e restaurantes japoneses, voltaram para o Brasil com o objetivo de manter a tradição viva. 

“Uso apenas receitas tradicionais que aprendi no Japão, meu objetivo é manter a cultura da culinária japonesa, sem ‘abrasileirar’ nenhum prato” conta Tatiana Ono, chef do 13 Yakuza. Além disso, a equipe de garçons é treinada para explicar a origem de cada prato e ensinar aos clientes como apreciar cada um deles. 

comida japonesa

A origem dos restaurantes Izakaya

No Japão, os restaurantes Izakaya são conhecidos como bares que servem bebidas alcoólicas e comidas diversas e substanciais. São conhecidos por serem um ponto de encontro para pessoas de negócios saírem da empresa e esticarem a conversa, em um tipo de happy hour. 

Uma das características que destacam os Izakayas é o cardápio amplo. Nesses restaurantes, os famosos sushis e temakis são pratos coadjuvantes, pois a culinária japonesa tem um universo gigante de opções. O principal foco dos Izakayas é focar na tradição da comida de boteco japonesa.

Segundo algumas pessoas, a experiência pode ser bem completa: “Precisei vir duas vezes para experimentar todos os pratos” disse um apreciador. “Me mandaram vim com fome, eu nem almocei”, contou rindo outro cliente do 13 da Yakuza.

comida japonesa

Entre as diversas opções de pratos estão rolinho primavera, guioza, espetinho de frango ao teriyaki, costelinha com missô e os tradicionais onigiri, bolinhos de arroz dos famosos mangás e animes japoneses. A experiência ainda inclui os pratos tradicionais doces, compondo uma refeição japonesa completa, com direito a sobremesa.

Seja você um descendente de japonês com saudade das suas origens ou seja ainda um brasileiro curioso, a experiência do restaurante Izakaya pode ser uma viagem através da culinária japonesa. Para saber mais, você pode visitar o instagram oficial do 13 da Yakuza no link abaixo. 

Instagram: @13dayakuza