Júnior Smarzaro é diplomado Vice-Presidente de Inovação e Vendas da FEBTUR-SP

Um dos maiores treinadores de vendas do Brasil agora faz parte do time da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR-SP), ligada ao Governo do Estado de São Paulo. Júnior Smarzaro chega agora para somar seus conhecimentos e estratégias para mudanças e melhorias no turismo do estado.

Além de seus treinamentos, que ensinam sobre experiência do cliente e técnicas de vendas, Júnior também tem desenvolvido um papel importante com consultorias e mentorias a hotéis, restaurantes e outras empresas do setor. Seus serviços têm elevado os números de vendas por onde ele passa.

Com a proposta de trazer novas ideias para alavancar as vendas e resultados do setor turístico, o treinador afirmou que o momento é oportuno para melhorias e que garante trazer mais eventos e transformações importantes no setor que é responsável por quase 10% do PIB do estado.

Em 2022 o turismo movimentou mais de R$ 200 bilhões no Brasil, o que mostra a recuperação do setor que teve queda durante a pandemia. “Além de criar estratégias para incentivar o turismo nas principais cidades do país, também precisamos preparar as empresas para receber esses turistas, gerar uma experiência marcante e trazê-los de volta. Não adianta investirmos em obras que serão vistas uma única vez porque o turista não gostou do atendimento, da abordagem, da experiência como um todo”, afirma Smarzaro.

Ele ainda completa que as pessoas estão cada vez mais exigentes: “As pessoas pagam um preço para terem viagens memoráveis. Aperfeiçoar o atendimento para proporcionar essa viagem ao turista é o mínimo que podemos fazer para tornar o Brasil ainda mais desejado no cenário mundial”.

De acordo com o pesquisador Panosso Netto, a falta de profissionalização está entre os 4 fatores que impedem que o Brasil vire uma potência turística. Segundo ele, esse é um dos principais itens criticados pelos profissionais do setor, apontado pela pesquisa O futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019. O Brasil recebe cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano, número que o deixa fora da lista dos 50 países com mais chegadas de turistas, da Organização Mundial de Turismo.