Plantas de interior: conheça as 5 tendências para 2023

Você pensaria que a obsessão pelas plantas teria diminuído ao entrar no terceiro ano da pandemia, mas parece estar ficando mais forte do que nunca. O que mudou neste curto período de tempo são os tipos para os quais as pessoas estão se inclinando. Se aprendemos alguma coisa com a história das tendências das plantas domésticas ao longo das décadas, é que, embora possam ser cíclicas e em constante evolução, as plantas, em geral, continuam sendo um ingrediente básico para qualquer ambiente.
“Em 2023, a tendência será encontrar plantas que possam realmente elevar aquele espaço além de ser apenas um toque de verde no canto da sala”, explica paisagista Daiana Devitte, Rio Plantas.

5 tendências para usar já!
1. Plantas e baixa manutenção: “A medida que as pessoas começam a retornar aos escritórios físicos e passam a viajar mais, as plantas com baixa manutenção passam a ser as mais procuradas. Entre elas podemos citar: Antúrio, Zamioculcas, Tillandsias, Samambaia-amazonas, Asplênio e Columéia-batom”, recomenda Daiana.

2. Plantas minimalistas: “Há quem considere que o minimalismo uma tendência decorativa que nunca sairá de moda. Este estilo busca um visual refinado, no qual tudo o que é supérfluo foi eliminado. O grande conflito que muitos têm é que, embora consigam apreciar essa beleza serena da simplicidade, os espaços com esse tipo de decoração podem parecer um pouco frios, artificiais e pouco humanos. A solução está em um elemento: as plantas. Você pode usar nesse estilo: Sansevieria, Pleomele, palmeira kentia, orquídeas, bambu da sorte, suculentas e cactos.

3. A folhagem tropical: “tem ocupado inúmeros espaços nos últimos anos, sendo a costela de Adão a principal referência. Uma planta que fala muito do que está por vir quando falamos das plantas do gênero Strelitzia para 2023: Strelitzia nicolai , Musa e Thaumatophyllum se destacam por serem plantas com uma estrutura muito interessante, pois apresentam folhas XXL que evocam as asas de os Pássaros acrescentam exuberância a qualquer linha decorativa, como confirma a febre por estes ‘planta’ nas redes sociais”.

 

4. O ano da Orquídea: “O National Garden Bureau, organização que promove a jardinagem nos Estados Unidos, declarou 2023 como o Ano da Orquídea , fato que confirma o renascimento dessa exuberante planta. Com mais de 28.000 espécies diferentes , as orquídeas crescem facilmente, são muito diversificadas e dão um toque de beleza único. Como principais requisitos, crescem dentro de casa e precisam receber entre 10 e 16 horas de sol indireto para extravasar todos os seus encantos”.

5. Croton e outras plantas com folhas coloridas: “Nos últimos meses, vimos um aumento de plantas com folhas coloridas, entre as quais se destaca a paleta de amarelos e dourados . Essa qualidade não só aposta na cor em espaços internos como também cria uma ilusão de ótica em cantos mais escuros – como o hall – e pode crescer sem se preocupar com a baixa incidência de sol. Entre os espécimes que trarão mais luz para nossas casas em 2023, encontramos apostas como o croton , zamioculcas como o Camaleão ZZ , ou diferentes variedades de Philodendron , capazes de crescer em outras plantas”.