Academia: como cuidar do cabelo no pré e pós-treino

Tricologista fala sobre a saúde dos fios ao se exercitar

O verão é a época em que as academia mais lotam, os exercícios ao ar livre se tornam uma parte da rotina de muitos e em que a busca pelo corpão se torna ainda maior. Apesar de levar diversos benefícios aos corpos, as atividades físicas podem prejudicar o seu cabelo caso não tenha os devidos cuidados, com isso, os cuidados pré e pós-treino vão muito além da alimentação e dos alongamentos.

A tricologista Lidi Bastos, especialista em cabelos e em Alopecia, doença que provoca uma perda excessiva dos fios, explica sobre a relação entre o suor e as madeixas, e como cuidar delas para que não fiquem danificadas.

Como o suor pode prejudicar os fios?
“O suor é capaz de alterar o pH do couro cabeludo, já que ele é composto por cloreto de sódio, essas características causam desidratação aos fios, provocando o ressecamento, os deixando porosos, também faz com que o local fique com uma alta umidade, o que pode causar na proliferação de fungos. Por isso, após se se exercitar, o que normalmente provoca um suor excessivo, principalmente no verão, é importante lavar o cabelo”, explica a tricologista.

Quais cuidados tomar?
Quando pensamos em suor e em academia, automaticamente vem à nossa cabeça a ideia de que prender os fios é a melhor opção, mas Lidi afirma que essa ação também precisa de um cuidado e uma atenção maior do que costumamos a ter.

“Prender os fios com muita força com a ideia de que assim o cabelo vai ficar no lugar certo, utilizar acessórios ásperos, pouco maleáveis, usar prendedores de cabelo que tem metal, são erros comuns quando, na verdade esses maiores inimigos dos cabelos durante as atividades físicas”, explica a profissional.

A tricologista afirma que um rabo de cavalo ou um coque muito apertado gera uma tensão maior no couro cabeludo e na raiz do fio, provocando a queda de cabelo além do normal, também deixando os fios quebradiços e mais fracos, e aconselha prender o cabelo com prendedores de tecido.

Como tratar o cabelo?
Lidi explica que o cuidado com mechas deve começar antes mesmo de iniciar o seu exercício. “Faça a proteção prévia aplicando, em comprimento e pontas, uma pequena quantidade de hidratante (leave-in, geleias ou cremes para pentear) com algumas gotinhas de óleo 100% vegetal. Juntos, tais produtos vão minimizar o ressecamento dos fios, algo causado pelo suor”, diz.

No pós-treino, a especialista em cabelos aconselha a lavar os cabelos para retirar os resquícios de sal, suor e sujidades que ficam depositadas nas hastes e também no couro cabeludo, assim evitando o surgimento de coceira, descamações do couro do couro e a queda dos fios.