A chef das estrelas: conheça Karlota Fonseca, a nordestina que faz a diferença nos Estados Unidos
Chef leva suas habilidades para Orlando e aposta em uma gastronomia afetiva até virar a chef queridinha dos famosos.
Karla Silveira Cavalcanti Fonseca, ou simplesmente Karlota Fonseca não ficou conhecida como “Chef das estrelas” à toa. Karlota, já tem feito expressivo sucesso e conquistado o paladar de todos aqueles que têm a oportunidade de saborear seus pratos. No entanto, a paraibana, nascida em Campina Grande, de 42 anos, compartilha também os desafios que teve que enfrentar pelo caminho para viver do seu sonho: a gastronomia.
Casada com Marcio Fonseca e mãe de três meninos, Eduardo (23), Gabriel (15) e Noah (3), Karlota, chegou aos Estados Unidos em agosto de 2017, com o sonho de estudar gastronomia na reconhecida e escola de culinária LE CORDON BLEU, que tinha uma unidade em Orlando. Começou estudando inglês, que segundo ela foi uma das suas maiores dificuldades ao mudar de país com sua família. “Sempre quis viver uma imersão em outra cultura e também proporcionar isso aos meus, mas por mais que essa mudança tenha sido planejada, ao chegar aqui me deparei com muitas dificuldades, as maiores foram a língua e a saudade dos que ficaram no Brasil”, revela.
Hoje ela é a queridinha das celebridades que passam pela terra do tio Sam. Impossível chegar em Orlando e não ser recepcionado por Karlota, que com suas especialidades da culinária brasileira vem ganhando cada dia mais o paladar dos americanos. A saudade de casa fez com que ela cada dia mais defendesse suas origens por meio da culinária e transformasse a “gastronomia afetiva” em seu lema.
O sucesso da Karlota foi tamanho que logo abriu horizontes para novos mercados juntamente com sócios investidores, e foi assim que surgiu o conceituado “Restaurante Eskina” em Orlando com menu elaborado e assinado por ela.
Ainda para 2022, novos lançamentos virão, como o espaço de eventos denominado Karlota’s Estate que será inaugurado na primeira quinzena de dezembro e será a maior casa de Eventos de Orlando contando que o espaço terá capacidade de realizar três eventos simultaneamente com vista privilegiada ao pôr do sol.
Exigente, Karlota sempre prezou por um serviço de excelência. No início de sua carreira aqui na América, trabalhou com auxílio do seu esposo e filho, hoje conta com uma equipe fixa de colaboradores comprometidos que se pode chamar de amigos mais chegados que irmãos, além dos prestadores de serviços.
Ao ser questionada sobre como surgiu esse título de chef das estrelas, ela disse que sua primeira experiência aqui na América, foi apresentar e servir um cardápio para um evento que o convidado principal foi o renomado Galvão Bueno, sendo um divisor de águas e a partir dali estava traçado o seu destino. Logo após esse jantar, a Karlota não parou mais e no mesmo mês sua agenda já estava lotada. Karlota foi responsável por grandes réveillons na cidade no mesmo mês, como o do ator e apresentador Luigi Barricelli.
Com um menu sofisticado e elaborado para os mais refinados paladares, podemos citar os pratos preferidos como: ilhas gastronômicas elaboradas com o mais alto padrão de qualidade, Queijo Brie com massa molhada, Terrine de Gorgonzola com peras carameladas, Burrata Caprese.
Karlota revela que uma das mais marcantes memórias que teve foi conhecer e atender Silvio Santos. “Eu tinha conhecido a Rebeca Abravanel, sua filha, em um almoço que tinha feito para os jogadores do Orlando city e depois disso ela se tornou uma cliente fiel. Uma vez compartilhei com ela o sonho de um dia servir seu pai e esse dia chegou, ela me convidou. Imagina estar frente a frente com o mais respeitado apresentador do Sistema Brasileiro de Televisão, foi uma realização de um sonho para mim”, se emociona.
Karlota afirma que essa história só está começando, e que tem ainda muitos sonhos. “Cada dia é uma oportunidade para construir seu legado.Será sempre um grande prazer servir, pois o diferencial do meu trabalho é fazer tudo com amor e excelência, e com isso tenho ganhado além de clientes, muitos amigos pessoais”, conta.