Posicionamento no Google: como estar na posição 1

O posicionamento de um site tornou-se uma obsessão, não só para um grande número de webmasters ou consultorias SEOs, mas também para pequenas empresas, devido a todas as vantagens que oferece no que diz respeito ao aumento do volume de vendas online.

Há muitos anos, os antigos métodos de busca para os usuários encontrarem o tipo de solução para seus problemas por meio de páginas amarelas, comércios locais, comerciais etc. estavam desatualizados.

No entanto, a otimização do mecanismo de pesquisa não é tão simples quanto jogar algumas vezes com suas palavras-chave em seu blog. Com o Google, somos obrigados como empresas a estar em dia com suas mudanças e atualizações contínuas para evitar penalizar nossos sites e que nosso conteúdo possa subir posições na SERP.

 

SEO e posicionamento no Google, missão nº 1

Como estratégia para atrair potenciais clientes, uma das tarefas obrigatórias para todas as empresas (sejam elas e-commerce ou não) é trabalhar o SEO. Ou seja, atrair usuários qualificados através do tráfego orgânico. O tráfego orgânico é entendido como aquele proveniente dos motores de busca.

Além disso, por mais atraente que seja sua oferta, se você não for visto na primeira página de resultados do Google, estará perdendo mais de 90% dos cliques . E entre todos os resultados dessa primeira página de respostas, a primeira posição acumula cerca de 59,59% dos cliques, segundo dados do Sistrix. Além disso, obter um volume considerável de tráfego na web é o primeiro passo para poder realizar com sucesso todas as outras estratégias de marketing online (Google Ads, redes sociais, email marketing, etc.).

Essa exigência tem levado muitas agências de SEO a acumular valores reais de receita, mas nem todas as empresas sempre têm acesso aos orçamentos (às vezes exorbitantes) que muitas dessas agências apresentam aos seus clientes.

Diante disso, você se perguntará: como posicionar meu site no Google gratuitamente? Que chance você tem no Google em comparação com o crescente número de empresas que investem dinheiro em posicionamento de SEO todos os meses ?

Bem, é para isso que este post é dedicado, no qual vou explicar os 9 passos que você deve seguir para posicionar seu site nos primeiros lugares do Google de forma totalmente gratuita. Vamos começar!

 

A teoria da “democracia” dentro do Google

Um resumo representativo da “teoria da democracia” que o Google vem pregando ad nauseam é que se seu conteúdo for incrível, você aparecerá .

 

Agora, é verdade na vida real?

Sim e não. Sim, alguns horários específicos; e não, na maioria dos casos, especialmente para  SERPs concorrentes  (respostas do Google).

PMEs e pequenos empreendedores são seduzidos pela ideia de “ganhar pela qualidade” do conteúdo, já que é algo que pode sair das próprias mãos sem a necessidade de investir em VPS, links de primeiro nível, etc.

E é que se você leu algo sobre SEO, você terá verificado repetidas vezes em sua teoria de “resposta do usuário”, na qual tudo gira em torno do fato de que seu conteúdo responde 100% à necessidade do usuário de que seu resultado se posicione .

Mesmo com tudo, você deve aplicar as dicas que explicamos abaixo e que são válidas para qualquer pessoa sem recursos. Eles o ajudarão enormemente a aumentar as posições no Google gratuitamente.

 

Qual é o posicionamento de uma página web?

A estratégia de SEO é aquela que visa aparecer entre os primeiros resultados de busca de forma orgânica/natural, ou seja, sem a necessidade de pagar. Esses resultados são ativados pela indexação e rastreamento realizados pelos “web spiders” (robô do Google) passando por bilhões de opções que poderiam solucionar a necessidade do usuário, que digita algumas palavras-chave na caixa de pesquisa e clica em aguardar a mágica

Esses mecanismos de pesquisa retornam ao usuário as páginas da web que o Google considera mais úteis e relevantes para sua pesquisa. Daí a “teoria da democracia”. Para considerar conteúdo de qualidade e adquirir notoriedade, muitos aspectos são valorizados, incluindo aspectos técnicos e aspectos relacionados ao próprio site (como velocidade de carregamento ou experiência do usuário). Mas também há uma série de ações destinadas a facilitar as coisas para o Google e obter uma maior probabilidade de aparecer nas primeiras posições altamente valorizadas.

Curling the loop, o responsável por essas ações e, consequentemente, pela elevação de posições no Google, é quem realiza o SEO.

 

O que é SEO para sites

SEO ( Search Engine Optimization ) é, como o próprio nome sugere, otimização de mecanismos de busca. Esta optimização nada mais é do que todo o conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento web nos diferentes motores de busca para obter mais visitas.

Quando falamos de otimização de mecanismos de busca, devemos ter em mente que existe vida além do Google, apesar de ser o mais utilizado. Devemos também obter uma boa posição no Bing, Yahoo, etc.

Como fazer um bom posicionamento na web? Confira os passos para aumentar posições no Google

Siga as dicas abaixo para melhorar sua classificação no Google e começar a adicionar visitantes de conversão.

 

  1. Otimize sua página

Ter um site otimizado é fundamental para melhorar a velocidade e os tempos de carregamento , algo muito valioso. Além disso, isso influencia diretamente na experiência do usuário , o que agrega um ponto extra muito a seu favor, já que tudo no seu site deve favorecer esse aspecto (web design, navegação intuitiva, CTA, estrutura visual do conteúdo, etc.).

Existem muitas maneiras de otimizar sua página da web (inclua imagens e vídeos leves, evite duplicação, introduza o sitemap.xml e o arquivo robots.txt, etc.). Tanto que falar sobre tudo o que você pode fazer nos levaria a escrever mais um post sobre otimização web para SEO . O fundamental é que você saiba que existem algumas ferramentas que te ajudam a fazer isso e indicam quais aspectos você deve melhorar.

 

  1. Escreva sobre o que seus leitores estão procurando no mecanismo de pesquisa

Esta é uma das práticas mais relevantes dentro do considerado “SEO white hat”, e trata-se de implementar uma boa estratégia de conteúdo. Consiste em escrever sobre o que os usuários que você deseja alcançar no Google escrevem/pesquisam. Isso  garante que apareçamos mais cedo nos resultados e alcancemos as pessoas certas.

A ferramenta  Keyword Planner (gratuita e do próprio Google) não nos mostra mais resultados de pesquisa exatos se não tivermos campanhas ativas do Google Ads, mas podemos usar  soluções de baixo custo,  e até mesmo gratuitas, para aproximar o que seria “um ótimo resultado”.

 

  1. Crie conteúdo de qualidade

Esse ponto está intimamente relacionado à observação da intenção de pesquisa do usuário. No entanto, não é importante apenas oferecer o que o leitor procura, mas também que as respostas sejam de qualidade . É importante que quando o Google te rastreie, identifique que seu conteúdo é relevante e que seu site tem conteúdo original e interessante, e que é o que seu público-alvo procura.

Dessa forma, o usuário se sentirá grato por ter encontrado você em sua pesquisa e o lerá , o que fará com que ele gaste tempo em seu site e interaja com ele. Algo que, afinal, deveria ser o objetivo do referido conteúdo da web.

Além disso, um bom conteúdo ajudará você a compartilhá-lo nas redes sociais e obter backlinks de qualidade para seu site.

Esteja sempre na vanguarda para saber como se posicionar no Google

Nesse sentido, é importante levar em consideração o BERT, a nova atualização dos algoritmos do Google.

É um novo sistema de IA que se concentra em decifrar melhor o idioma do usuário em suas pesquisas, para que as consultas que não podem ser “previstas” possam ser melhor respondidas e os resultados possam ser melhor classificados.

Essa nova operação supera em muito o mecanismo de palavras-chave que você usa em seu conteúdo, pois prioriza o contexto e devolve ao usuário apenas o conteúdo que é de qualidade e destinado a satisfazê-lo.

 

  1. Adicione recursos gráficos em sua página

Ligado ao que foi dito acima em relação ao BERT e como criar uma experiência web positiva, é importante incorporar recursos gráficos, se possível, de sua própria criação. Quer dizer:

  • Vídeo
  • Imagens
  • infográficos
  • Gráficos

Os recursos gráficos são importantes para obter um bom posicionamento na web, pois permitem uma melhor compreensão do assunto.

Além disso, muitas vezes conseguem uma explicação mais detalhada e precisa dos dados apresentados. Portanto, o Google está muito atento a esse ponto e premia as páginas que contam com esse tipo de recurso para facilitar a leitura dos usuários.

 

  1. Incentive os usuários a interagir com sua página

Como conseguir isso? A chave para os usuários interagirem com a sua página é oferecer o conteúdo que eles procuram e, além disso, que seja de qualidade e lhes proporcione valor e sede de aprendizado.

Se conseguirmos isso, além de incentivar nossa página a contribuir com dúvidas ou comentários, o usuário se sente parte do conteúdo e terá mais motivos para contribuir com seu grão de areia.

 

Com quais elementos podemos estimular essa interação?

Com mais comentários

A seção de opinião, resenhas ou o clássico “deixe um comentário” podem se tornar o cenário do debate. Ideal para compartilhar ideias com seu público-alvo!

Se ninguém comentar, você mesmo pode iniciar a conversa, incentivando os leitores a participar . Claro, para isso você deve avisar ao longo do post ou no final, que mais abaixo, no final da página, eles podem comentar suas impressões com total liberdade . Caso contrário, esta seção pode passar despercebida.

Outra forma de incentivar essa interação é fechar o post com uma pergunta aberta, um pouco polêmica ou que qualquer usuário possa se interessar em responder com facilidade.

Lembre-se de que, gostando ou não do comentário, você não deve excluí-lo. Pelo contrário: responda com gentileza e agradeça a participação.

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