Encerre 2021 e recomece em 2022

Após dois quase dois anos de pandemia é hora de pensar no futuro e recomeçar. A chegada de um novo ano é um período de reflexão e balanço. Também por conta disso, é considerado um dos períodos mais estressantes segundo 68% dos americanos, como apontou uma pesquisa realizada pela empresa Slumber Cloud.

Então como lidar com as frustrações de metas não alcançadas, ou como traçar metas possíveis depois desses dias tumultuados? Para Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano a definição de metas funciona como um roteiro estipulado, para você seguir quando necessita superar desafios e alcançar coisas importantes na vida:

“Temos que aprender a aprender com os nossos traumas. Eles são estágios dolorosos, mas que às vezes são necessários para encarar a vida com mais força e coragem. Tanto nas relações profissionais quanto nas pessoais. A adversidade da pandemia nos tornou mais adaptáveis e isso é uma forma de autoconhecimento muito importante para todos nós.” Ester Gomes, consultora em desenvolvimento humano.

Já o coach Rafael Peixoto gosta de ver os desafios dos últimos anos como uma oportunidade para crescimento pessoal, pois cada vez mais as pessoas terão de buscar uma mentalidade mais positiva e organizada. Quando perguntado sobre uma solução simples para deixar todo o trauma que o ano depositou no coração de muitos, Rafa é enfático: é preciso aceitar os três estágios.

“Algumas pessoas não passam pelos três estágios uma vida inteira. Essa pandemia deu uma ênfase à importância da saúde mental. O primeiro estágio é aceitar o fato de você não estar bem e a partir daí migrar pro segundo, buscar ajuda. O terceiro é o estágio de dar continuidade a essa ajuda. Ajuda é diferente pra todo mundo, até porque o que funciona pra mim, pode não funcionar pra você, então as pessoas precisam buscar o que encaixa melhor pra elas.”