Feira do Livro de Resende acontece este mês 100% virtual

Com vasta programação, o evento literário acontecerá em uma plataforma virtual 360º

A FLIR (Feira do Livro de Resende), no Sul Fluminense, apresentada pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, no trecho da CCR NovaDutra, será realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2021, totalmente virtual com acesso gratuito, através da plataforma 360º, que poderá ser acessada pelo link:

www.feiradolivroderesende.com/virtual

A FLIR continuará sendo um grande ponto de encontro de escritores, educadores, artistas, articuladores da cultura e o público em geral. O Palco Cultural será um ambiente com diversas apresentações artísticas, dando um foco especial nesta edição aos compositores da região com as suas músicas autorais. No Auditório Literário serão realizados palestras e bate-papos com diversos temas como leitura na era digital, dublagens, quadrinhos, literatura jovem, educação e ciência dentre outros. A feira contará também com a Flirzinha, área reservada para o público infantil com contadores de histórias, visando o incentivo ao hábito da leitura.  O tema principal do evento será “Novos formatos e conexões”, unindo o livro físico com as ferramentas digitais. Para completar, nesta edição não será homenageado apenas uma pessoa importante na nossa literatura, mas sim diversas personalidades, através da exposição virtual ‘Literatos e Historiadores – Resende’, contando um pouco da história de grandes nomes que passaram pela cidade.

Através da inovadora plataforma 360º, os visitantes poderão caminhar por todo o evento, passando pelos estandes em 3D das livrarias, editoras e projetos literários. Em cada estande terá um link que enviará o visitante para o e-commerce do expositor, podendo conferir todos os catálogos e as promoções de livros. A visitação, além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento, além de ser uma oportunidade para pessoas que não podem estar presencialmente no evento conferir tudo o que acontece na FLIR. “É com muita felicidade que anunciamos mais uma edição da Feira do Livro de Resende, realizando o evento no formato virtual faz com que todas as ações possam chegar a mais pessoas e leitores do país inteiro, os quais poderão conferir nossa repleta programação e conhecer nossas editoras e livrarias.” relata Amanda Elias, organizadora do evento.

Ao todo serão mais de 60 atrações que serão exibidas simultaneamente na plataforma de realidade virtual e no canal do YouTube do evento. Entre os grandes nomes da literatura presentes no evento estarão como convidados especiais dessa edição os seguintes autores:

Alessandra Roscoe – Jornalista, escritora e coordenadora do Uniduniler todas as letras, projeto de mediação de leitura, que desde 2013 percorre todo o Brasil levando livros, leituras e afetos, aonde nem sempre eles chegam! Publicou mais de 40 livros para a infância. Já teve livro adaptado para o cinema, em acervo de bibliotecas internacionais, traduzidos em outros países e foi finalista do Prêmio Jabuti.

Clara Savelli – Escritora com mais de 4 milhões de leituras em plataformas como Wattpad e Sweek e mais de 750 mil páginas lidas na Amazon. Seu último livro, o young-adult “As Férias da Minha Vida” já venderam mais de 10 mil exemplares, entre livros físicos e ebooks. Formada em Direito e Relações Internacionais, Clara também é mestre e doutoranda em Ética e Filosofia Política. Foi selecionada para rodada de negócios do ROTA, do FRAPA e fez um pitch internacional no projeto Young Screenwriters.

Cristino Wapichana – Músico, compositor, cineasta, escritor, contador de histórias e palestrante, escreve histórias infanto-juvenis de temática indígena e tem trabalhado em prol da cultura indígena Brasileira. Cristino já recebeu diversos prêmios como Prêmio FNLIJ e Prêmio Jabuti, Prêmio Litteratudo Monteiro Lobato e a Medalha da Paz – Mahatma Gandhi. Indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, em 2008 e 2014, pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira. Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra. Seu livro A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, figurou no catálogo da Feira de Bolonha, na Itália em 2017, recebeu o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2017 e o Selo White Revenis da Biblioteca de Munique em 2017.

Mari Sales – Escritora de romances envolvida com a Literatura Nacional desde 2015, firmando-se como escritora em janeiro de 2017 com o livro “Superando com Amor”. Formada em Ciência da Computação, com mais de dez anos de experiência na área de TI, dedica-se exclusivamente à escrita desde 2018 e publicou mais de 100 títulos na Amazon entre contos, novelas e romances.

Serão realizados também diversos lançamentos de livros no evento, como a coletânea “Desventuras (quase) românticas de um festival”, o qual as autoras Babi Dewet, Érica Imenes, Lyu Guedes e Paloma Ortega narram diferentes histórias que possuem uma coisa em comum: o maior festival de k-pop no país, o Kpopalooza, e a coletânea “As Raízes Do Amanhã Plantamos Agora”, a qual oferece respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros com os autores Waldson Souza, G.G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp.

Confira a programação completa e mais informações sobre o evento no link:

www.feiradolivroderesende.com

SERVIÇO

O quê: FLIR – Feira do Livro de Resende

Data: 16 a 19 de dezembro de 2021

Local: www.feiradolivroderesende.com/virtual

Acesso: Gratuito

Look Mídia | [email protected]

 

Foto: Divulgação