Do Palco Pra Vida: ator e diretor de produção Carlos Conceição, conta sobre o surgimento de sua produtora artística no Rio de Janeiro

Carlos Alberto da Conceição, mais conhecido como Carlos Conceição, é ator, diretor de produção, secretário teatral e agente artístico. Nascido em Dezenove de Abril de 1965, (período marcado pela grande repressão cultural) no famoso bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, Botafogo, o filho de Maria das Dores da Conceição se encantou com teatro após ter um encontro marcante com o consagrado ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro brasileiro, Sérgio Britto.

“Comecei minha vida cultural no ano de 1995 através de um convite do ator e diretor Sérgio Brito para ajudá-lo na administração do Teatro Delfim – Humaitá – RJ. Após o abandono repentino do técnico de som da casa, acabei ficando responsável pela parte técnica de sonorização, estando na operação de todos os espetáculos do Teatro. Nos tempos ociosos ficava vendo atento as aulas de teatro de Sérgio Britto, o qual vendo o interesse, me chamou para participar das aulas”.

Dedicado ao seu ofício, Carlos conta que teve a oportunidade de beber de fontes importantíssimas do teatro brasileiro enquanto trabalhava como técnico de som.  No Teatro Glória, Carlos esteve presente em um período relevante, marcado por diversas administrações de grandes artistas brasileiros, entre eles: Moacyr Góes, Gabriel Vilella, Darson Ribeiro, Eduardo Barata, Antônio Abujamra entre outros, “ Eu sempre ficando atento às aulas de teatro dirigidas por alguns deles”. Conta também que trabalhou  com diversos atores e diretores em diversos projetos, como: Paulo Autran, Ítalo Rossi, Guel Arraes, Ney Latorraca, Marcos Oliveira, Enid Sauer, Regina Miranda, Arlete Montenegro, Antônio Mercado, Luiz Arthur Nunes, Ivone Hoffmann, Ruth de Souza, Márcio Trigo, Stela Freitas, Oswaldo Loureiro, Sylvia Bandeira, André Valli, Thelma Reston, Eric Nielsen, Debora Duboc, Cacá Carvalho, Rodolfo García Vázquez, Emiliano Queiroz, Jorge Coutinho, Zezé Polessa, Cissa Guimarães, Tânia Alves, Fabiana Karla, Fafy Siqueira.

Após um período trabalhando nesse teatro, Carlos recebeu um convite do diretor Guel Arraes para participar da turnê do espetáculo “Lisbela e o Prisioneiro”, e logo após a turnê recebeu outro convite para trabalhar no espetáculo “Os Monólogos da Vagina” no qual esteve pelo período de 12 anos consecutivos viajando em turnê.

“Logo após a turnê fui trabalhar a convite da atriz e diretora Elisângela,no SATED/RJ como assistente de produção nos eventos realizados pelo Sindicato, realizando diversos projetos.”

Em 2018, ao constatar diversos artistas recebendo seus registros profissionais, mas sem perspectivas de trabalhos, Carlos conta que resolveu abrir uma produtora de agenciamento artístico, a qual nomeou de Ancart Produções artísticas e Agenciamentos, com o intuito de agenciar atores, atrizes e artistas com potencial de mercado para diversos segmentos, como: trabalhos televisivos, audiovisuais e publicitários. Conduzindo sempre com profissionalismo e ética o desenvolvimento da carreira de cada agenciado. A produtora, tinha como objetivo principal a inserção dos atores no mercado de trabalho, auxiliando assim, milhares de artistas brasileiros que se encontravam sem oportunidade de trabalho, mesmo já possuindo trajetória e formação artística no ofício atoral.

“Nosso objetivo é revelar novos artistas, com um casting diferenciado e diversificado dos demais, que tem por sua maioria artistas já consagrados. Nosso intuito é oferecer oportunidades mais acessíveis, apresentar artistas novos ao mercado, não se importando apenas com as características físicas, beleza estética, e juventude, mas sim com o talento que eles possam apresentar. O foco é oferecer aos produtores de elenco, diretores e assistentes, um leque bem variado de talentos e perfis, para atuamos de maneira persistente, criativa e responsável, gerando na carreira do agenciado, acesso ao crescimento profissional de cada um.”

Carlos conta que a produtora possui site próprio, no qual fica disponibilizado para consultas e divulgação, fotos de todos os agenciados, self tapes, breve curriculum e links de seus trabalhos realizados, além de utilizar outras formas de abordagens e comunicação como página no facebook, e-mails, correios, Instagram e outros meios sociais como cadastro da produtora nos sites Elenco Digital e Elenco na Rede. “Procuramos trabalhar não só na abordagem e prospecção regional, mas sim em todo território nacional. Ampliando e potencializando o trabalho de cada um dos agenciados em toda as regiões e segmentos artísticos.”

Em novembro de 2021, em conformidade a necessidade com o mercado atual e em prol de uma maior visibilidade no mercado para conquistas de novos trabalhos para todos os agenciados fez-se necessário a mudança/troca do nome da Agência “Ancart Produções Artísticas e Agenciamentos” para “Carlos Conceição Agenciamentos e Produções”, essa mudança foi dada em virtude de acharem que a agência poderia ser de figurantes e não de atores e atrizes profissionais com registro profissional, como todos são.

Atualmente, a produtora fez parceria com o ator Pablo Oliveira, responsável por assessorar, e divulgar os trabalhos realizados pelos atores agenciados na produtora.  A empresa, trabalha com mais dois colaboradores, em uma sala no centro da cidade, com uma assessoria de imprensa e comunicação do ator Pablo Oliveira e com uma assessoria jurídica para quando se fizer necessário. Carlos conta que está em processo de cadastramento da Produtora nos departamentos de teledramaturgia das emissoras Globo, Record e SBT.