Dia Nacional do Combate ao Fumo

Considerado a maior causa de mortes que podem ser evitadas no mundo, o tabagismo mesmo com extensa legislação que obriga as empresas a mostrarem de forma mais realista possível todos os danos que o cigarro provoca à saúde, números mostram que três em cada 10 pessoas já fumaram ou fumam. Por isso, para conscientizar ainda mais a população, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado dia 29 de agosto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o fumo causa consequências irreversíveis na população, cerca de um a cada dez óbitos são por causa do fumo, ou seja, 8 milhões de pessoas morrem por ano. As complicações causadas pelo tabaco são: cânceres (no pulmão, faringe, esôfago, pâncreas, estômago e fígado), leucemia, diversos problemas no aparelho respiratório (o mais comum é a asma, bronquite e enfisema pulmonar), doenças cardiovasculares, impotência sexual, osteoporose, entre outras. No Brasil, é estimado que 157 mil pessoas morram por ano devido às doenças causadas pelo cigarro, como informa o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) costuma aparecer em pessoas com mais de 45 anos de idade, surge por causa da fumaça de cigarro e inflama o tecido que reveste as vias respiratórias, o que dificulta a passagem do ar” revela o pneumologista da Clínica Alergo Ar, dr José Roberto Zimmerman.

Os principais sintomas da DPOC são falta de ar, frequente casos de pneumonia e tosse crônica, à medida que a doença vai se agravando, surgem complicações como infecção respiratória e hipertensão pulmonar.

Serviço:

Alergo Ar – Alergia, vacinação e cuidados respiratórios
Centro, Tijuca, Madureira e Niterói
(21) 3515-0808 / Whatsapp: (21) 99977-7263
Instagram: @alergoar
Facebook: /clinicaalergoar
https://www.alergoar.com.br/