Brasileiros aderem a caminhada para emagrecer: o exercício é barato e trás diversos benefícios à saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde não condiz com o senso comum, a ideia de “ausência de doença”. Saúde compreende um bem-estar biopsicossocial, ou seja, uma harmonia física, psicológica e social do indivíduo. Sob essa perspectiva, tem aumentado progressivamente, no Brasil, a conscientização da população a respeito de encarar o exercício físico, para além da estética, como um remédio barato capaz de proporcionar longevidade e autonomia no decorrer dos anos, logo, proporcionando saúde! E tudo começa com aquela indicação: faça uma caminhada! Não é?

Rita Carvalho é um exemplo de quem fez da caminhada uma forma de se manter saudável e com peso na medida. Odiando academia e todo o processo que envolve a musculação, encontrou nas caminhadas uma maneira de seguir sendo saudável.

“Foi um achado realmente, até porque nunca gostei de me exercitar, comecei por pura e espontânea pressão numa tentativa de ser um pouco mais saudável. Após as minhas caminhadas, parece que o meu dia rende muito melhor, fico mais disposta e com mais vontade de fazer a minha rotina.”

Entre os exercícios mais praticados pelos brasileiros, a musculação (17,7%) perde apenas para caminhada (33,6%). Na sequência aparecem o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%).

“Entre os benefícios da caminhada estão: emagrecimento, melhora do humor, da circulação, aumento na eficiência pulmonar, um remédio natural para controlar a depressão, deixa o cérebro mais saudável e controla a vontade de comer excessivamente.” Explica o personal trainer Guilherme Guedes

No Rio de Janeiro o exercício tem sido um dos mais procurados pelos cariocas. Econômico, uma vez que pode ser praticado em ambientes abertos e espaços públicos, a caminhada, segundo o Google Trends, teve um aumento na busca durante o mês de junho e julho. – “Benefícios da caminhada” obteve um aumento na procura de 110%, seguido pela busca de “caminhada emagrece”, com um aumento de 80%.

“Os exercícios aeróbicos são peças fundamentais nos meus circuitos de emagrecimento, já que eles combinados com musculação, operam verdadeiros milagres. Caminhar é de extrema importância na hora de liberar também os feromônios, por isso tem tantos adeptos que, após o exercício, a sensação de bem estar é enorme.”

Em artigo publicado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, pesquisadores relatam, após analisar pacientes com Covid-19, que treinos aeróbicos, como a caminhada, contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus. Não apenas isso, o hábito de caminhar é uma excelente forma de evitar dores na coluna.

Sendo dançarina há muitos anos, a consultora em desenvolvimento humano Ester Gomes sempre sofreu com leves dores nas costas e na região lombar, o novo hábito se tornou muito eficiente para sanar o problema.

“Tomar anti inflamatórios é sempre muito pesado para o seu corpo, poder ter essa forma alternativa e tão libertadora para resolver essas dores incômodas, foi um presente.”

O neurocirurgião e especialista em coluna Dr. Haroldo Chagas relata algumas vantagens de praticar a caminhada com frequência.

“Os benefícios que a caminhada pode trazer são inúmeros, eles variam de acordo com quem pratica. Por esse motivo, é amplamente recomendada pela comunidade médica, pois é bastante eficaz na reabilitação do paciente, agindo diretamente no seu fortalecimento muscular e aliviando dores lombares.”

O médico recomenda caminhar pelo menos de 20 a 40 minutos, de duas a três vezes na semana, pois acredita que a prática vai influenciar na melhora das dores.

“Seguindo essa recomendação, já é possível notar os resultados nas seis primeiras semanas de exercícios sem interrupção.”