8 Táticas para melhorar a reputação do seu negócio online
A internet possibilita o sucesso de diversas empresas. Entretanto, para que isso ocorra são necessárias ações e estratégias para criar e manter uma boa imagem.
Melhorar a reputação do seu negócio online é uma tarefa que requer constante cuidado e planejamento. É necessário ficar atento a todos os feedbacks dos clientes e aos comentários que circulam pelas redes sociais.
Precisa de ajuda para conseguir realizar esta empreitada? As dicas listadas, a seguir, lhe ajudarão a “florescer” o seu prestígio no meio digital.
Quais são as estratégias e ações para melhorar a reputação online de um negócio?
As estratégias são essenciais para aprimorar uma imagem digital. Porém, antes de começá-las, é preciso avaliar o seu posicionamento online.
Você pode fazer isso por meio de uma ferramenta simples: a análise SWOT. Ela é ideal para analisar cenários e colaborar para as tomadas de decisões empresariais.
1. Análise SWOT
A sigla que dá nome a essa ferramenta de gestão significa: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Ou seja, a partir dela você terá uma visão geral da reputação da empresa no ambiente digital, identificando pontos fortes e de melhoria.
Use a matriz SWOT para avaliar a situação em que o seu negócio se encontra. Assim, você terá mais clareza para construir um bom plano de ação para melhorar a sua reputação.
2. Conheça o seu público
Agora que você já conhece o cenário da empresa, provavelmente também identificou o seu público e como ele se comporta em relação ao seu negócio.
Uma ação que precisa ser constante na estratégia de aprimorar a sua reputação empresarial é estudar arduamente o comportamento do público-alvo. Monitore as avaliações, pesquise as dores que eles buscam soluções e responda os feedbacks – inclusive, os negativos.
3. Crie laços com os seus clientes
Ao observar casos de sucesso, como Apple, Nike e Nubank, identificamos algo em comum entre eles: marca forte e posicionamento coerente. Quem compra dessas empresas não está levando apenas o produto ou o serviço, mas também a mensagem, o propósito e o valor moral.
Negócios com excelentes reputações desenvolvem laços com os clientes por meio do branding (gestão de marca). Há um envolvimento emocional entre eles.
Entretanto, isso só é possível mediante grandes esforços para fazer uma entrega com qualidade e benéfica para os consumidores.
4. Construa a sua identidade de marca
Invista em criar uma personalidade para o seu negócio, uma forma autêntica de se comunicar com o público e estabelecer uma sintonia natural com os clientes.
Uma boa identidade de marca deve ser coerente em seu posicionamento, trabalhar o conceito visual – como logotipo, cores e tipografia – e original.
5. Trabalhe o seu network
Aumentar o network (rede de trabalho), consequentemente, melhora a reputação do seu negócio, principalmente no meio digital. Buscar novas conexões online é uma ótima ação para ampliar a sua autoridade, encontrar novos clientes e alcançar mais pessoas.
6. Comunique-se com colaboradores e clientes
A visão de outras pessoas pode ser interessante para criar uma nova estratégia, aprimorar um serviço ou produzir um produto novo. Ela também é válida quando precisamos melhorar a percepção de uma empresa digital.
Um líder sozinho corre o risco de não conseguir checar todas as impressões que os usuários comunicam sobre o negócio. Por conta disso, pedir informações aos colaboradores e clientes é uma maneira eficiente de pesquisar opiniões.
7. Monitore a sua reputação online
Nem sempre é viável monitorar a reputação manualmente e com excelência. Conforme o seu negócio cresce, acompanhar os comentários fica mais difícil.
Uma boa solução para esse problema é usar ferramentas online, como:
- Reputology – realiza uma varredura na internet, apresentando menções e avaliações sobre o seu negócio;
- Hootsuite – monitora e permite o gerenciamento de mensagens recebidas nas redes sociais;
- Talkwalker – avalia e otimiza o impacto da comunicação que está sendo feita.
8. Tenha um plano de ação
A última dica engloba todas as anteriores. Depois de analisar o seu negócio, construir estratégias e ver as possibilidades de ações, chegou o momento de criar um plano.
Estabelecer um planejamento lhe ajuda a definir metas e avaliar se está conseguindo melhorar a reputação ou se precisa mudar de estratégia, implementar algo novo ou desapegar de uma ferramenta que não tem resultado.
Agora é com você! Seguindo as dicas listadas neste conteúdo, é possível melhorar a reputação no seu negócio online. É uma tarefa que necessita de trabalho árduo e constante, mas que gera impacto positivo para a empresa.
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus colaboradores para que todos conheçam as dicas e lhe ajudem no processo.