Como lidar e cuidar da ansiedade?

“Vc é  ansioso? Sim, todos nós somos e ele é importante para nos impulsionar a fazer as coisas.  Mas quando esse nível de ansiedade começa a se elevar e abranger muitas situações, te deixando mais preocupado e mais inseguro, é  hora de procurar ajuda, porque são sinais de que seu emocional está começando a se agravar”.

É assim  que a psicóloga e escritora Cristine dos Santos Lima define um pouco sobre o que é ansiedade.

Há mais de 27 anos atuando na área da Psicologia Clínica, desde 2020 resolveu dividir seus conhecimentos em livros e agora se lança como coordenadora editorial da obra “Como cuidar da ansiedade – Superação, Equilíbrio e Liberdade”.

Com previsão para ser lançado em 2022, Cristine ainda recruta coautores que tenham a agregar em capítulos do livro, já que o objetivo é um despertar para o conhecimento das pessoas que sofrem com a intranquilidade e que traz o sofrer da ansiedade, apresentando as diversas formas para ajudar nesse reequilíbrio emocional.

“Tudo aquilo que não tratamos tende a se agravar, gerando sintomas como taquicardia, falta de ar, tremor,  insônia entre outros. Hoje temos casos de ansiedade crescendo de maneira assustadora e o gatilho maior está por conta da pandemia, segundo uma pesquisa do  Ministério da Saúde”, aponta Cristine.

Ilustrando o que ressalta a psicóloga, de abril a maio de 2021 a cada 10 brasileiros, 8 já sofriam com transtornos de ansiedade.

E, inclusive, o Asian Journal of Psychiatry  levantou a hipótese de uma nova categoria de fobia por conta da Covid-19, a “Coronafobia”.

“Para que possamos transpor qualquer problema emocional, primeiramente necessitamos conhecer o que é essa tal ansiedade. Em seguida, entender como esse processo se desencadeia dentro de nós. E, por fim, buscar o autoconhecimento, técnicas de controle e o fortalecimento da estrutura emocional, sem ficar na dependência de um remédio controlado, com efeitos colaterais que a médio e longo prazo podem trazer consequências físicas”, finaliza.

Serviço:

Cristine Lima dos Santos – @cristine.psicologia – (11) 99710-0663