Mah Ferreira representa a força mercadológica das influenciadoras das pequenas cidades brasileiras
Há alguns anos, os influenciadores digitais brasileiros ganharam status de celebridades, com a vida vigiada por veículos de comunicação focados em artistas. A tendência começou com a ascensão das blogueiras, que com o tempo migraram dos blogs e passaram a usar plataformas como o Instagram e o Youtube como suas bases de comunicação.
Apesar de muitos influenciadores serem conhecidos por sua presença nas capitais brasileiras, as verdadeiras jóias da internet foram encontradas fora dos eixos econômicos, nas pequenas cidades. E é nesse grupo que a influenciadora paranaense Mah Ferreira se encaixa.
Residente da cidade de Pato Branco, no interior do estado do Paraná, Mah Ferreira é uma das blogueiras da safra das pequenas cidades, e se engana quem acredita que a localização da morena interfere em seu trabalho. O município de Pato Branco conta com 83.843 habitantes, de acordo com a pesquisa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mah atualmente conta com quase 41 mil seguidores distribuídos por todo o país em seu perfil no Instagram, sendo quase metade da população de sua cidade. Em conversa com a influenciadora, ela declara que hoje em dia seus seguidores fazem parte de sua vida. “Conversar com eles e compartilhar meu dia-a-dia passou a ser essencial na minha rotina”, acrescentou ela.
Em seu perfil, Mah compartilha com seus seguidores sua rotina, além de dicas de vida saudável e natural. A paranaense não deixa de lado seu lado fashion, e sempre publica cliques de seus looks do dia. Os micro influenciadores, que possuem de 10 a 100 mil seguidores, como Mah, são a categoria mais buscada atualmente por marcas que buscam divulgar seus serviços nas redes sociais, pois transmitem uma avaliação mais verdadeira. De acordo com o estudo “Influenciadores Digitais”, do instituto de pesquisa Qualibest, 55% dos usuários que seguem influenciadores nas redes sociais afirmam que costumam pesquisar a opinião de criadores digitais de conteúdo antes de efetuarem uma compra importante, sendo assim, a opinião dos influenciadores é muito valorizada por seus seguidores.
A valorização de micro influenciadores, que estão presentes nas pequenas cidades, mostra que a localização não é um grande obstáculo para os influenciadores. “Consigo trabalhar normalmente, a internet possibilitou que a comunicação seja feita de forma mais eficaz, não importa onde estou, através de uma mensagem ou e-mail consigo combinar parcerias”, Mah Ferreira defende.