Animais são heróis em livro infantil sobre incêndio no Museu Nacional

Na aventura, autora Isa Colli mostra aos pequenos a importância de cuidar do nosso patrimônio cultural

A reabertura do Museu Nacional está prevista para 2022, mas, antes disso, será possível viajar pelas memórias e relíquias daquela que era a instituição científica mais antiga do país. É que a escritora Isa Colli está lançando o livro infantil “Incêndio no Museu”. O título conta, na visão dos bichos que vivem no Zoológico, a tragédia que destruiu, na fatídica noite de 2 de setembro de 2018, 200 anos de história. Ficção e realidade se misturam num enredo recheado de conhecimento e aventura.

Nada trará de volta o que as chamas consumiram naquele dia, mas o livro é uma oportunidade para relembrar curiosidades sobre o espaço, que abrigou a antiga residência da família imperial brasileira, onde nasceram Dom Pedro II e a Princesa Isabel. “Esse incêndio me marcou muito. Hoje eu moro na Bélgica, mas sou brasileira e vivi muitos anos no Rio. Quantas tardes eu passei naquele lugar maravilhoso… Quando vi no noticiário aquelas chamas, chorei compulsivamente. Um tempo depois, veio a inspiração para o livro. Eu quero mostrar às crianças que não tiveram a oportunidade de conhecer o museu um pouco das riquezas daquele local e, ao mesmo tempo, alertar que precisamos cuidar dos nossos bens culturais”, conta Isa Colli.

Na história, são os animais do zoológico que ajudam os bombeiros a apagar o incêndio.   Liderados pelo macaco Lincon, os bichos dão exemplo de heroísmo ao encarar as chamas para salvar peças arqueológicas e relíquias do acervo. “Eu crio uma cena mito emocionante para mostrar o resgate da Luzia, o fóssil mais antigo das Américas; falo do meteorito Bendegó, que foi encontrado intacto depois do incêndio, assim como na vida real; e mostro muitas outras curiosidades”, revela a autora.

Lançamento em luto

A Editora Colli Books apresenta ao público, no dia 26 de abril, o novo livro infantil da escritora Isa Colli: “Incêndio no Museu”. Durante a pandemia, o selo promoveu alguns lançamentos online, mas esse título não terá lançamento virtual com transmissão ao vivo, em respeito ao luto pelo qual o Brasil passa.

“Incêndio no Museu” fala às crianças de um tema que também causa dor aos brasileiros: a fatídica destruição do Museu Nacional, a instituição científica mais antiga do país, em setembro de 2018.

Conheça a história

Os bichos do Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista, desanimados pelo abandono, levavam a vida sem grandes ambições. Somente Lincon, o chipanzé, sonhava em tirar todos os amigos daquele local. Até que uma tragédia mudou a vida de todos por ali. O museu que ficava nos fundos da Quinta estava em chamas. A bicharada se mobilizou para ajudar, mas o incêndio destruiu parte dos 200 anos de história. Agora, era preciso lutar para salvar o que fosse possível e pensar na reconstrução. Os animais, mais uma vez, não decepcionaram. Uma lição de solidariedade, amizade, amor à cultura e respeito ao nosso passado histórico.