Planejamento é essencial, você tem feito da maneira correta?

Flavia Knop e as mudanças simples no planejamento que podem mudar completamente a realidade da sua empresa.

“Eu não comecei o meu negócio acertando em tudo! Não mesmo. No começo eu me sentia no escuro, pois não havia com quem compartilhar minhas dificuldades, angústias e desafios. Você não precisa passar por isso, porque agora na sua vez eu estou aqui para te ajudar a crescer, amadurecer e aprimorar o seu trabalho.

Parece bobo como uma coisa tão corriqueira quanto o seu planejamento seja de um peso tão importante. Entenda como a falta de planejamento pode prejudicar a sua empresa:

Planejar um negócio por um todo é uma das grandes dores do empreendedor brasileiro, mas também não é uma do incurável e pequenos métodos podem mudar esse jogo. Meu conselho para você é simples mas precisa ser levado bastante à sério! Antes de montar a sua empresa, monte sempre um plano de negócios! Este é um importante instrumento e que vai orientar melhor o passo a passo em sua gestão.

Para montar esse plano de maneira bem simples, comece mapeando os riscos e oportunidades, principais concorrentes, diferenciais do seu negócio, condições de melhoria, recursos financeiros e humanos necessários, público-alvo e as estratégias de marketing e vendas. Tenha tudo em uma estrutura de entendimento simples porem eficazmente organizada para você poder ter o controle de tudo o que acontece – ou não – no seu empreendimento.

É fundamental necessidade de se manter atento a tudo quando a empresa estiver rodando, utilizando ferramentas como o PDCA, DMAIC, A3, 8D, entre outras. Agora, pegue o papel, planilhas e tabelas e trace o seu planejamento! Não deixe nenhum detalhe para trás, sempre fique atento as mudanças que ocorrerão com o passar do tempo e curta seu crescimento de forma organizada e saudável.”