Top 10 jogos de esportes de 2021

White gamepad on a black background. Added a soccer field scheme. Tactics of the game. Concept game of football on the console, computer games. Flat lay, top view

É bem verdade que gamers e exercícios físicos dificilmente são colocados numa mesma frase, já que estamos falando de uma comunidade que tem como principal passatempo ficar sentada num sofá bem confortável durante horas com um controle na mão.

Mas quando o assunto é praticar esportes no mundo virtual, sem dúvida alguma nós somos os grandes campeões. E se você é do tipo que gosta mesmo é de colocar o time pra correr enquanto apenas dá os comandos, confira agora nossa lista com os 10 jogos de esportes mais aguardados para 2021!

 

Fifa 22

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC

Não poderíamos começar nossa lista de hoje sem mencionar FIFA, já que trata-se da franquia mais popular no planeta dentro do gênero de esportes atualmente. Mas como FIFA 22 ainda não foi anunciado oficialmente pela EA, só podemos fazer algumas especulações sobre a edição deste ano do game.

E uma das especulações está ligada, é claro, à Copa do Mundo do ano que vem, que será sediada no Catar. Assim como ocorreu em FIFA 2018, é muito provável que tenhamos uma competição que simule o torneio mundial de seleções. E a julgar pelos anos anteriores, FIFA 22 deverá estar disponível entre os meses de Setembro e Outubro.

 

 NBA 2K22

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC

 

Desde de que sua produção saiu das mãos da EA diretamente para a 2K, a franquia NBA sofreu uma verdadeira revolução e caiu nas graças dos fãs de basquete do mundo inteiro, que já não aguentavam mais o jogo duro e pragmático de antes. E como temos uma nova temporada do melhor basquete do planeta todo ano, nada mais justo do que termos também um novo game todo ano.

Mas NBA 2K22, que deverá ser lançado entre agosto e outubro deste ano, chegará cercado de dúvidas. Isso porque, a edição do ano passado não apresentou nada que justificasse uma nova versão do game, além de atualizar o quadro de jogadores das equipes. Será que teremos novamente mais do mesmo?

 

Madden NFL 22

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Stadia e PC

Já faz alguns anos que o famoso futebol americano vem se popularizando no Brasil, passando a se tornar programação comum nas casas de muitas famílias tupiniquins. Sobretudo quando se trata do magnífico Super Bowl, evento que celebra a final da temporada e sempre reúne grandes artistas e empresas, que não perdem a oportunidade de ganhar aquela visibilidade a nível global.

E é claro que Madden, o game oficial da modalidade, também faz estrondoso sucesso mundo afora. Mas assim como NBA, sua versão de 2021 não trouxe grandes novidades em relação ao seu antecessor, decepcionando grande parte dos fãs. Quanto a isso, a EA já garantiu que Madden 22 terá inúmeras melhorias e novos recursos, que ainda não foram revelados. Só nos resta mesmo esperar.

 

PES 2022

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

Grande rival de FIFA, a franquia Pro Evolution Soccer, da Konami, promete chegar com os dois pés na porta em sua edição desse ano para endurecer ainda mais a disputa com a EA. Neste intuito, a empresa japonesa já anunciou que PES 2022 será desenvolvido através da Unreal Engine, plataforma avançada de criação 3D, em detrimento da já batida FOX Engine, o que com certeza trará uma melhora significativa em termos gráficos.

 

E vale lembrar que a Unreal Engine 5, próxima versão do recurso voltada para a geração atual de consoles, será lançada ainda este ano. Isso quer dizer que PES 2022 será um jogo totalmente atualizado em qualidade de imagem. Mas será isso suficiente para tomar o trono de FIFA?

 

Skate 4

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

Após mais de uma década desde o lançamento de Skate 3, em 2020, a EA finalmente deu o seu parecer sobre a franquia que conta com inúmeros fãs ao redor do globo e que estavam se sentindo órfãos há muito tempo. Segundo a empresa, o game contará com suporte a desenvolvedores, ou como são mais conhecidos, os criadores de mods/percursos, através de uma plataforma intuitiva, onde a própria comunidade poderá desenvolver suas “obras”. 

 

Essa técnica é bastante utilizada pelas desenvolvedoras para dar sobrevida aos seus jogos e é extremamente bem vista pelo cenário gamer. Além do suporte aos modders, o game contará com uma remodelação completa em termo gráficos, migrando o para a nova geração. E ainda segundo a EA, haverá uma mudança no paradigma cultural dos skatistas, que vem se modificando ao longo da década.

 

 Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Videogame


– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC

Apesar de já estar disponível desde o ano passado no país sede dos jogos olímpicos, o game Olympic Games Tokyo 2020 tem data prevista para ser lançado ainda em 2021 no resto do planeta. Já que não podemos ter efetivamente a realização do evento devido aos adventos da doença no ano passado, nada mais justo do que jogar mais de 18 modalidades de jogos olímpicos com a presença das 80 nações que estão disponíveis no jogo.

 

Outro fator interessante do game é que será possível criar um personagem do zero e competir com os atletas de alto rendimento em suas respectivas modalidades. Já se imaginou como atleta olímpico subindo ao pódio para receber sua medalha de ouro? Pelo menos no mundo virtual você poderá realizar esse sonho!

 

Riders Republic

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

Aqueles que aguardavam ansiosos por Riders Republic tiveram uma notícia meio amarga no início do ano, quando a desenvolvedora Ubisoft alegou que o game não estará mais disponível em Fevereiro, como estava planejado, e sim em alguma data ao final de 2021, devido a problemas no desenvolvimento do produto final. Mas acreditamos que os jogadores prefiram um produto completo sendo lançado no final do ano do que um incompleto sendo lançado na data prevista. 

Para quem não conhece, Riders Republic é um game que pode ser definido em uma palavra: Adrenalina. Com percursos radicais e envolvendo bike, Ski, Snowboard e até mesmo asas motorizadas, o game promete altas aventuras e muita dificuldade em seus diversos tipos de terreno.

 

Ultimate Fishing Simulator 2

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

Ta estressado? Vai pescar! É com essa premissa que começamos a falar sobre um game que está relacionado ao talvez o que seja uma das atividades mais antigas do mundo: Ultimate Fishing Simulator 2. Com o passar dos anos mais e mais pessoas buscam esportes relaxantes e prazerosos para fugir um pouco da rotina estressante da vida cotidiana. E muitas encontram na pesca um refúgio de paz e tranquilidade, mesmo que seja no mundo virtual.

 

A desenvolvedora do título afirmou que coletou diversos feedbacks dos usuários e os colocou em prática em seu novo jogo, tais como aumento do dinamismo do movimento das águas, efeitos de sombreamento e luz mais detalhados e realistas e até mesmo aumento na inteligência artificial dos peixes para uma maior complexidade no esporte.

 

 Big Rumble Boxing: Creed Champions

– PS4, Xbox One, Switch

Se você acha que para desestressar não adianta nada pescar e sim descarregar sua raiva em adversários virtuais, nós também temos a solução pra você. Disponível para Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One, Big Rumble Boxing: Creed Champions tem como premissa possibilitar que o jogador crie seu personagem a sua imagem e vá subindo de ranking no mundo do boxe, começando como um lutador de rua, até enfrentar os grandes nomes do cenário mundial em arenas lotadas.

 

Um fato interessante é que este game conta com multiplayer local, então pode se preparar para bater aquele contra com os amigos. Apesar de seus gráficos mais modestos, é uma boa adição à biblioteca virtual para os amantes de luta e boxe.

 

 Blood Bowl 3

– PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC

Pra fechar nossa lista, temos um jogo de esporte não muito convencional e diferente de tudo o que vimos até aqui. Blood Bowl 3 é um jogo de estratégia baseado em turnos inspirado no futebol americano, porém, tudo se passa no universo de fantasia de Warhammer, onde elfos, humanos, orcs e várias outras criaturas dividem o mesmo solo.

 

E como as regras do esporte são muito mais “brandas” em relação ao jogo original, prepare-se para ver seus jogadores saindo de campo literalmente mortos ao final de cada partida. É um game perfeito também para quem curte os bastidores esportivos, já que você será o gerente da sua equipe e terá controle total sobre os recursos do clube.