Por que lavar as toalhas de banho com mais frequência do que se imagina

Todos adoram adoram aquela sensação de chegar em casa, depois de um dia corrido e cansativo no trabalho, e ir direto para o chuveiro tomar aquele banho quentinho e relaxante, ou dependendo da região onde você mora, um banho frio e refrescante para eliminar o suor acumulado no corpo.

Independente qual seja a sua realidade, é provável que essa situação de bem-estar não é completa se você não tiver aquela toalha de banho felpuda e macia para abraçar seu corpo e enxugar os vestígios de água em sua pele.

Se você costuma apreciar esses pequenos momentos e aproveitar o prazer que uma toalha limpa e macia envolvendo seu corpo causa, chegou a hora de perguntar:

Com qual frequência você lava suas toalhas? 

Por muito tempo a recomendação de médicos e especialistas indicava que o período máximo de uso de uma toalha deveria ser de uma semana, quando ela deveria ser trocada e lavada. 

Mas esse cenário mudou, e eles aconselham que ele tempo deve ser menor, e este prazo não está relacionado a dias, mas ao número de vezes que a toalha foi usada.

De acordo com os especialistas, o período adequado para trocar as toalhas – tanto as de banho, quanto as de mão e rosto – é de apenas 3 usos.

Talvez você ache que isso seja exagero, afinal se alguém tem o costume de tomar pelo menos 2 ou 3 banhos por dias, a troca de toalhas deverá ser feita diariamente, ou quase. 

Se você quer entender os motivos de ser dessas recomendações, continue conosco. Vamos explicar tudo!

 

Do corpo para a toalha, da toalha para o corpo

Caso você se recorde das aulas de biologia, deve saber que o corpo humano é naturalmente repleto de microorganismos, dos pés à cabeça. 

São milhões deles habitando nosso corpo, e por mais que o banho seja caprichado, é impossível eliminar todos eles, inclusive, muitos tem funções benéficas, como proteger nosso corpo de fungos e bactérias invasoras e patógenas, portanto, são importantes para nossa saúde.

Mas a coisa muda de figura quando usamos uma toalha. Quando você se seca, esses micróbios, células mortas da pele e secreções – vaginais, anais, salivares e urinárias – inevitavelmente são depositados ali, e se reproduzem muito rapidamente, afinal, a umidade, o oxigênio e o calor de uma toalha, faz dela o ambiente perfeito para isso.

Esse ambiente é ideal para o desenvolvimento de ácaros, fungos e bactérias, que em contato com o corpo, podem trazer doenças de pele como sarna, ou causar infecções e condições perigosas para a saúde. É o caso, por exemplo, da bactéria Escherichia coli, que provoca infecções urinárias e intestinais.

 

Secar é a chave

Além de ser necessário trocar de toalha com uma frequência maior do que você está acostumado, é fundamental que entre um uso e outro elas estejam completamente secas. 

Muitas pessoas tem mania de após o uso, deixar toalhas jogadas em cima da cama, ou encolhidas em algum canto, se você faz isso, chegou a hora de mudar. Descuidos como esse, dificultam a secagem – que é capaz de impedir o crescimento de mofo, fungos e bactérias no tecido.

Sempre estenda suas toalhas em um ambiente arejado, preferencialmente na sombra, ao ar livre. Colocá-las no sol de vez em quando – tomando cuidado para que a exposição exagerada não danifique as fibras do tecido – também pode ser bom para ajudar a eliminar os microorganismos.

 

Não deixe sua toalha no banheiro

Para que sua toalha tenha tempo e possibilidade de secar adequadamente, tenha em mente que é preciso evitar deixá-la no banheiro, mesmo que você as pendure.

O banheiro proporciona um ambiente úmido, propício ao para o desenvolvimento dos microorganismos já citados. 

 

Não compartilhe suas toalhas

A toalha de banho é um item de higiene pessoal, portanto é desaconselhável compartilhá-la com outras pessoas, principalmente as toalhas de mão.

Imagine que se você divide uma toalha com alguém, estará em contato com o dobro de microrganismos, número maior do que normalmente teria se a usasse sozinho. 

E mesmo que sejam pessoas da mesma família, esses seres podem ser inofensivos para uns, e ao mesmo tempo serem perigosos para outros.

 

Como lavar a toalha corretamente

Por fim, é preciso lavar as toalhas de maneira adequada para eliminar odores, sujeira, fungos, bactérias, ácaros, entre outros. Veja as dicas de lavagem que separamos para que você.

  • Sempre lave as toalhas separadas de outras peças;
  • Não use amaciante, ele forma uma camada de gordura que prejudica as fibras do tecido e, com o tempo, traz a sensação que ela não está enxugando direito;
  • Usar vinagre branco (de álcool ou maçã) no enxágue é ideal, ele ajuda a eliminar odores e traz maciez;
  • Seque as toalhas na sombra após a lavagem;
  • Nunca passe as toalhas com ferro;
  • Dê preferência a sabões líquidos durante a lavagem, se isso não for possível, você pode diluir o sabão em pó em um pouco de água;
  • Guarde as toalhas em locais secos e arejados. Dependendo do ambiente, guarda-roupas que ficam muito tempo fechados podem acumular mofo, deixá-lo aberto para ventilar de vez em quando é uma solução.