Climatizador ou ar-condicionado qual escolher?

Com o verão chegando, a procura por ar condicionado e climatizador aumentam consideravelmente. Isso porque, o calor é bom, mas quando é demais, atrapalha nosso dia a dia e noites de sono. 

Você sabia que estar desconfortável com as altas temperaturas prejudica o desempenho profissional, proporciona mau humor e estresse? É algo cientificamente comprovado e que percebemos na rotina durante os dias de verão. 

Pensando em eliminar esse desconforto, alguns equipamentos fazem a diferença no dia a dia. É o caso do climatizador e ar condicionado que são máquinas diferentes, com técnicas diferenciadas mas com o mesmo objetivo: melhorar o conforto térmico dentro dos ambientes.

Na hora de comprar um desses recursos, sempre surge a dúvida de qual equipamento escolher. Afinal, são investimentos e por isso, as pessoas querem saber qual opção será mais eficiente e sanará suas necessidades.

Nós temos a resposta para todas essas questões: depende! Preferências, gostos, quanto quer gastar com este equipamento, necessidades e prioridades são alguns dos fatores que envolvem a escolha entre um ar condicionado e um climatizador. 

É por isso que apresentaremos a seguir o que são essas duas máquinas, como funcionam e seus benefícios. Dessa forma, terá todas as informações em mãos para identificar qual opção é a melhor para seu estilo de vida. 

Mas já adiantamos que ambos equipamentos são boas opções, eficientes e auxiliam e muito nos dias de calor. Dessa forma, a procura por eles aumenta muito quando o verão se aproxima, então nossa primeira dica é para não perder tempo e garantir já o seu.

 

Assim, não corre risco de não conseguir comprar um ou pagar valores muito mais altos por causa da alta procura. Combinado? Então leia este conteúdo e corra para garantir a opção escolhida. 

 

O que é um climatizador?

Climatizador é uma opção mais simples do que o ar condicionado. Este aparelho puxa o ar do ambiente que passa por um reservatório de água e o devolve mais fresco e menos seco ao espaço. Isso porque, carrega as gotículas de água proporcionando este efeito mais agradável. 

Então o objetivo do climatizador é refrescar o ambiente e não refrigerá-lo. Muitas pessoas acreditam que esta máquina não é eficiente, mas geralmente, quando colocada em lugares errados, realmente o resultado não é tão visível. 

Por isso, entender mais sobre este equipamento é fundamental. É bastante válido para ambientes com o clima seco, já que umidifica o local. Também é recomendado para ficar perto de janelas e locais ventilados, já que usa o ar do próprio ambiente. 

 

 Vantagens do climatizador

Os benefícios dessa máquina são diversos, dentre eles a economia, já que consome menos energia do que um ar condicionado, por exemplo. Melhora a qualidade do ar em ambientes fechados, como apartamentos, quartos, salas, entre outros.

Ainda auxilia pessoas com problemas respiratórios porque diminui o desconforto causado pelas mudanças climáticas. É uma opção mais prática, porque pode ser levado para diversos locais e para os cômodos que estiver – o que evita comprar um aparelho para cada espaço. 

Além de ser silencioso, perfeito para noites tranquilas. Uma dica: alguns modelos contam a função ionizador que ajuda a purificar o ar eliminando microorganismos prejudiciais à saúde. Muito legal, concorda?

 

 O que é um ar condicionado?

O ar-condicionado funciona de forma diferente, dado que usa um tipo gás para resfriar o ar quente que está no ambiente e entra no aparelho, baixando a temperatura do local. 

Então este aparelho refrigera de fato o ambiente, deixando o clima mais ameno e até mesmo mais friozinho se desejar. É um sistema de refrigeração muito potente, então pode decidir qual temperatura quer deixar no ambiente. 

Para tanta eficiência, o ambiente deve estar fechado e o aparelho não pode ficar perto de saídas de vento. É indicado também para lugares de alta temperatura e úmidos, porque apenas baixar a temperatura resolverá o desconforto. 

Existem diversos modelos de ar condicionado, desde os portáteis até os splits – escolher a opção ideal também interfere nos resultados. 

 

Vantagens do ar condicionado

Os benefícios são muitos também, o ar condicionado possibilita maior controle da temperatura dentro do ambiente, proporcionando maior conforto térmico. Tem recursos de sleep e timer para automatizar o desligamento do aparelho quando chegar a determinada temperatura.

Conta com filtro purificador para melhorar a qualidade do ar respirado no ambiente e dependendo do aparelho, é silencioso, econômico e bastante eficiente.

 

Qual escolher?

Depende! Como vimos, ambas as opções tem diversos benefícios, então qualquer que seja a escolha, terá bons resultados. A decisão final deve ser tomada de acordo com suas necessidades e prioridades.

Por exemplo, se sua prioridade for praticidade para levar o aparelho para todos os cômodos durante o dia, o climatizador é a melhor opção. Agora, se quiser resfriar o local, baixando a temperatura, o ar condicionado deve ser o escolhido.