Entenda como o financiamento é benéfico para empresas!
Qual a importância do financiamento para micro e pequenas empresas?
Em um mercado extremamente competitivo, empresas precisam estar atentas às mudanças e atualizações do segmento para atender sempre as novas necessidades dos consumidores. Para isso existem duas palavras chaves: renovação e investimento.
Na corrida por destaque e estar sempre a par das novidades que o mercado oferece aos clientes, é preciso que empresários invistam em novos projetos, melhorias, treinamentos de equipe e outras mudanças positivas internas e externas.
De fato, muitos negócios não conseguem dispor de altas quantias para investirem e se adequarem às novidades. Para auxiliar esses empreendimentos a se manterem competitivas no mercado, existem diversas linhas de crédito para pequenas e médias empresas.
É o caso do financiamento, uma forma de tomada de crédito para auxiliar o empreendedor nessas questões. Ao ouvirem este termo, muitos se sentem desconfiados e até mesmo com receio.
Mas acredite, se feito de acordo com um planejamento financeiro, este recurso só tem a agregar as finanças do negócio. Com isso queremos dizer que é importante entender sobre a situação atual do mercado, da empresa e possíveis variáveis futuras antes de financiar.
Dito isso, se sua empresa está precisando se renovar e perdendo espaço no mercado por não acompanhar as tendências, o financiamento pode ser seu aliado. Então, se quer saber mais sobre essa linha de crédito, acompanhe.
Explicaremos o que é financiamento, como funciona e seus benefícios. É claro, não deixaremos de citar quais cuidados são necessários para esta ser uma solução e não um obstáculo para o crescimento do negócio.
O que é financiamento?
Financiamento é uma das linhas de crédito para empresas disponíveis no mercado, é um dos métodos mais conhecidos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas no país. Muito se fala sobre financiar um bem ou serviço, mas poucos de fato entendem como esse processo funciona.
Então, financiamento é uma forma de investir sem ainda ter o dinheiro em mãos. Como? Essa operação se dá pela tomada de crédito junto a uma instituição financeira, na qual, depois de adquirir o bem ou serviço, o contratante paga o valor parcelado mensalmente pelos próximos meses.
Essa linha de crédito funciona da mesma forma para empresas e pessoas físicas, apenas são operações feitas com objetivos diferentes – os quais devem ser acordados com a instituição financeira durante o processo de contratação.
Veja como funciona o financiamento
Para ficar claro o que de fato é financiamento para empresas, veja qual como essa operação funciona. Primeiramente, precisamos esclarecer que quando dizemos instituição financeira, não nos referimos apenas aos bancos, mas também às organizações que oferecem diferentes soluções financeiras.
Com isso em mente, veja como o processo de financiamento funciona. Com este método, a instituição financeira escolhida faz a compra do bem ou o investimento pedido e depois oferece as condições de pagamento com o número e valores do parcelamento.
Então, essa organização fará a compra ou investimento e sua empresa poderá começar a usufruir do bem ou serviço. Posteriormente, ao longo dos meses, você pagará à instituição por parcelas o valor total da compra.
Ficou claro? Dissemos no início deste conteúdo que para o financiamento ser uma boa solução, é preciso que os empreendedores façam um planejamento financeiro futuro. Isso porque, essa modalidade de compra cobra juros.
Portanto, caso a empresa não consiga pagar as parcelas em dia, juros serão cobrados e o que era para ajudar o desenvolvimento do negócio, se torna uma grande dívida.
Com um bom planejamento, essa situação não ocorrerá, a organização quitará o valor em dia e o financiamento será um grande aliado. Então, antes de tudo, cuidado.
Qual a importância do financiamento para empresas?
Além de se destacar, estar sempre por dentro das novidades do segmento e consequentemente, ser uma empresa competitiva no mercado, o financiamento para empresas podem ajudá-las a expandir seus negócios.
Fazer um projeto de franquias, alugar ou comprar outro espaço, mudar a localização, entre outras medidas de expansão, serão muito mais fáceis e rápidas com o valor para tal investimento em mãos.
Após, com o fluxo de clientes aumentando, ficará ainda mais fácil pagar as parcelas do financiamento. Batemos na tecla da inovação, porque esse fator é algo determinante no sucesso de todo negócio.
Imagine que surgiu um produto inovador e a demanda atrás dele é enorme, a empresa precisará criar um estoque deste item o mais rápido possível para não perder espaço para concorrência.
Criar esse estoque talvez seja custoso, então o financiamento também pode ser um grande aliado e quando falamos de estar por dentro do mercado é isso, ser competitivo e oferecer os mesmos produtos e serviços (se não melhores) que a concorrência.