Casa bonita e harmonizada com poucos cuidados na manutenção

Cada vez mais as pessoas estão harmonizando as suas residências com plantas e uma tendência que só aumenta é a “Urban Jungle”, que traz o clima de floresta para dentro de casa. Outra modalidade que vem ganhando espaço é “Tropicalidade” que é de origem do tropicalismo dos anos 70, deixando o ambiente colorido e com folhagens grandes.

Nesse apartamento localizado no bairro do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, a paisagista Rayra Lira se inspirou nessas tendências para harmonizar o ambiente. Já que os moradores não o utilizam com tanta frequência, Rayra utilizou plantas que não necessitam de muitos cuidados, o que é ideal para quem vive na correria do dia a dia.

Rayra Lira é uma experiente paisagista, na frente da empresa Jlira Green Life, ela já ornamentou casas de famosos como o jogador de futebol Léo Moura, a atriz Carol Macedo, o ator Caio Paduan e blogueira Bianca Andrade (Boca Rosa).

– Qual tendência de paisagismo foi implementado no projeto?                        

R: Inspirados em duas tendência “Urban Jugle” e “Tropicalidade” fizemos o uso de várias espécies nativas sem repetir, buscando a harmonia na ornamentação através das cor e respeitando a também a vontade dos habitantes da casa de sentir em um país tropical. Ou seja, fizemos o uso de muito verde folhagens e suculentas para deixar o ambiente mais verde e acolhedor.

– As plantas que foram colocadas não necessitam de reparo frequente, correto?! A arquiteta me passou que o apartamento não é usual – os donos só ficam por temporada.

R: Sim. As plantas escolhidas foram de baixa manutenção, porem não significa que não necessitam de cuidados pois planta é um ser vivo e como outro qualquer e necessita de água para sobreviver.

– Quais são as plantas que você colocou no projeto?! E por que escolheu por elas?

R: Plantas de corte como: Pleomere Verde, Pleomere Variagato e bambú da sorte. Plantas como: Peperomia, espada, suculenta, areca. Todas as plantas escolhidas são recomendadas para interior além de ser resistentes e de baixa manutenção.

– São plantas que exigem muitos cuidados? Quais?

R: Sim! Pouco cuidado apenas se atentar para a irrigação uma vez por semana e limpeza das folhas secas.

Esse projeto foi realizado pela arquiteta Marina Vilaça.

Foto: Divulgação