Vinho e Você S.A. propõe uma nova perspectiva sobre a cultura do vinho

 

O vinho, está deixando de ser compreendido apenas como uma bebida para ocupar um território cada vez mais amplo de experiências, conhecimento e relações humanas. É a partir dessa perspectiva que o Vinho e Você S.A. estrutura sua atuação, conectando o universo dos
vinhos a temas como comportamento, sentidos, educação, arte, inovação e relações interpessoais.
Idealizado a partir da visão estratégica de Daniela Cardoso, conhecida como Dany Cardoso,o projeto propõe uma abordagem multidisciplinar, na qual o vinho funciona como ponto de partida para discutir aspectos que fazem parte da experiência humana: escolhas, percepção, memória, comunicação, vínculos e comportamento humano, ainda que ela como comunicadora aposta na IA sendo uma aliada nos dias de hoje para fomentar tudo isto.
A proposta integra diferentes frentes, como eventos, universidades, feiras, empresas,importadoras, vinícolas, poder público e organizações sociais. O objetivo é criar uma rede de relacionamento capaz de aproximar conhecimento, tendência de mercado e público, ampliando as possibilidades de atuação dentro do segmento.
Um dos principais territórios de atuação é a relação entre vinho e comportamento humano.A iniciativa busca compreender como as pessoas fazem escolhas, consomem, percebem uma experiência e estabelecem relações a partir da cultura do vinho.
Outro eixo fundamental é a neurociência do comportamento, a neuroenologia e o neurofeedback, abordando a relação entre memória, aromas, paladar, expectativas e percepção multissensorial. Parte-se do princípio de que uma degustação vai muito além do paladar: ela mobiliza diferentes estímulos sensoriais, cognitivos e emocionais que, de forma integrada, participam da construção de memórias e influenciam diretamente a maneira como cada indivíduo percebe, interpreta e atribui significado à experiência.
Nesse contexto, a experiência do vinho passa a ser compreendida também pela perspectiva do comportamento e dos sentidos, ampliando possibilidades para educação, comunicação e relacionamento com o consumidor. A metodologia utiliza essa experiência como ferramenta
para estimular novas percepções, identificar padrões e favorecer mudanças comportamentais que podem se refletir em diferentes áreas da vida pessoal e profissional.
O Winefulness coloca o ser humano no centro da experiência, promovendo uma degustação mais consciente. A abordagem integra percepção sensorial, consciência corporal e autorregulação, transformando o ato de degustar em uma ferramenta de presença, percepção
e desenvolvimento pessoal.
A mensagem “Degustar não é beber” sintetiza esse posicionamento ao ampliar a forma de vivenciar o vinho, valorizando seus aromas, sabores, histórias e sensações. A degustação torna-se também uma ferramenta de percepção e consciência, capaz de revelar padrões e os
chamados “sabotadores da mente”, tema abordado em A Mente que Mente e aprofundado em seu novo trabalho, NUKMA — O Resgate pelo Sabor Real. A proposta é valorizar o vinho por meio de uma experiência mais rica, consciente e sensorial, baseada em conhecimento,
percepção e apreciação..
As relações humanas ocupam lugar central nesta proposta inovadora e pioneira. Comunicação e vínculos familiares, afetivos e profissionais ganham novas possibilidades por meio de experiências proporcionadas pela enocultura e pelo enoturismo. Em um mundo cada vez mais tecnológico, a proposta percorre um caminho complementar: usar a inovação para devolver tempo, presença e espaço às conexões humanas reais.
A proposta amplia, dessa forma, o papel da bebida como elemento de convivência e transformação de experiências, utilizando a cultura do vinho como uma porta de entrada para conversas sobre pessoas e relações.
O Hub propõe novas formas de ensinar e vivenciar o vinho, conectando seu universo a histórias reais e situações do cotidiano. Experiência, tecnologia, sentidos e comportamento se integram à educação, tornando a cultura do vinho mais acessível, funcional, envolvente e
próxima da vida das pessoas.
A estratégia nasce de um conceito criado em 2009: o vinho como ferramenta social e de conexão. A partir de 2019, com o retorno de Dany da Europa e, logo depois, a pandemia, a proposta ganhou força, conteúdo e novas perspectivas sobre comportamento e relações
humanas. O vinho não é o princípio, mas o meio para estimular novas formas de perceber,
aprender e se relacionar.
A Metodologia 5 senses – desenvolvida por Dany , Harmoniza em seu conceito em várias frentes seja: relações humanas, música, arte e experiências sensoriais para promover conhecimento, memória e novas percepções. A proposta deu origem à WES — Wine Education
and Sense, escola que aposta em uma educação do vinho baseada em ciência, experiência e comportamento, de forma leve, personalizada e sem julgamentos.
A abordagem marca a essência da Vinho e Você S.A, a qual deve dialogar com vários setores ampliando assim seu impacto no setor do agronegócio, turismo, moda, decoração , cultura e segurança pública.

Nota da redação:
O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva de seu autor, não refletindo necessariamente a opinião editorial do site.