REVERSÃO DE MAILING SEGMENTADO É UM DESAFIO DIÁRIO PARA PROFISSIONAIS DE VENDA

No cenário atual de captação de cliente, existem várias ferramentas no mercado, umas mais assertivas que trazem o público segmentado e outras mais abrangente captando desde interessados a curiosos.

Por isso hoje eu aposto na compra de Mailing segmentados. Sou parceiros de algumas empresas que fazem essa busca pelo cliente com o perfil do seguimento dos contratantes, um público assertivo, e ainda me entregam diversas informações adicionais, tanto de pessoas físicas quanto de pessoa jurídica.

Com as informações que recebo dos Mailings tenho acesso a dados desde endereço, telefone, renda, profissão, estado civil, idade dentre outros, quando Pessoa Física. No caso de pessoa Jurídica tenho acesso a CNPJ, endereço, telefone, e-mail, ramo de atuação (CNAI) dados dos sócios (dados de pessoa física), faturamento, região dentre outros. Alguns Mailings são mais segmentados, hoje eu consigo atender a um público especifico extraindo informações de bancos de dados de empresas ou sites específicos, alguns exemplos: Quando uma Nutricionista que fazer uma campanha, eu consigo extrair e entrega Mailing para os profissionais do Banco de dados como Strava e GymPass. Para empresas que fazem proteção veicular, conseguimos banco de dados de seguradoras, de Concessionária que administra estradas e rodovias como Via expressa e sem parar. E não para por aí, atendo a empresa de energia solar aonde busco banco de dados dos clientes das operadoras de energias sendo Pessoa Física ou Jurídica e ainda tenho em detalhe de qual é o gasto em valores e consumo mensalmente. A assertividade, valor de custo baixo e a abrangência de segmentos que atendemos, torna a compra de Mailings cada dia mais atrativo, analisando que outras formas de captação via internet atualmente está se tornando cada vez mais caro e menos eficaz.

O maior desafio em comprar esses Mailings segmentados é o processo de reversão de vendas. Venho notado ao longo do tempo que as empresas compram os Mailings qualificado, mas não especializam seus consultores para conversão em vendas. Analisado esse cenário, criei o curso “Conversão de Mailings em vendas”. Primeiro passo do curso é fazer com que o consultor saiba o que está vendendo, ou seja, ele compre o produto que está oferecendo. Segundo ponto é informar o que é a lei LGPD de proteção de dados, pois pergunta como “Aonde conseguiu meu contato” é cada vez mais comum quando falamos de telemarketing. Terceiro passo é criar junto com a equipe o script de prospecção, tendo padrão com pontos fortes do produto, objeções, palavras chaves e saudação. A principal parte que é a demonstração e convencimento, é tratada junto ao operador para que ele adapte a forma mais natural ao abordar o cliente. Nesse treinamento temos uma parte especifica de constância na tonalidade da voz, exaustão, nervosismo, autocontrole, poder de argumentação.

Carlos Brotto

O ápice do treinamento, a formula “secreta” para conversão, é identificar a dor do cliente, uma vez que quando entramos em contato sabemos que ele tem perfil de comprador ou já usa o mesmo produto com a concorrente. Perfil de cliente comprador mais que ainda não usou o produto tratamos de uma forma mais minuciosa na apresentação do produto, pois o cliente já sabe o que é o produto só falta as passar as informações necessária para fechamento. Já o cliente que usa o produto simular ao nosso ofertado, temos que entender quais são as dores que está passando quando a concorrente entrega o produto, com essa informação, conseguimos ofertar o produto que irá suprir os problemas enfrentado por ele atualmente.

Quando falamos de Mailings, não podemos nunca esquecer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Quais requisito para extração dos Mailings dentro da lei LGPD? Os dados pessoais coletados e tratados são de acesso público (dados abertos), não envolvem dados sensíveis ou de crianças e adolescente, bem como dispensam a exigência de consentimento do titular.

Carlos Brotto

Quando conheci essa ferramenta de captação de cliente, fiquei surpreendido pela assertividade na hora das vendas, com uma boa tática a reversão em vendas chega até 60%, números que ao longo de 20 anos de carreira não tinha presenciado.

Com um cliente mais exigente para realizar a compra, ter assertividade na hora da abordagem e entregar para o cliente o que ele está realmente precisando é sucesso nas vendas. Com a captação de Mailing você traz mais para próximo da sua empresa o cliente que está procurando o seu produto.