MELASMA: Dr. Manoel Buco explica como evitar as manchas indesejáveis no rosto

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, por conta disso, pode sofrer uma série de problemas caso não receba os cuidados necessários. Muitas pessoas sofrem com o aparecimento de manchas escuras, principalmente no rosto, conhecidas como melasma. 

 

Melasma é uma dermatose considerada comum e cursa com alteração da cor da pele devido a hiperpigmentação melânica induzida. As manchas podem surgir na região do rosto, afetando a testa, bochechas e buço. Essa condição não possui nenhuma causa definida, mas sabe-se que seu surgimento está ligado a diversos fatores.

 

Segundo o especialista em cirurgia Buco-Maxilo e Harmonização Facial, Dr. Manoel Buco, para a condição são existentes inúmeros tratamentos e para descobrir qual é o melhor indicado, o paciente deve consultar um profissional. “Em muitos casos produtos como cremes clareadores podem resolver. O peeling químico se destaca no tratamento da condição e o Laser trata da melhor forma as manchas, mas é indicado para casos que não tiveram resposta dos outros tratamentos”, explica o cirurgião.

 

A escala de Fitzpatrick é muito importante para determinar e conhecer cada fototipo de pele, auxiliando para os cuidados corretos, e evitando assim as manchas, mas, independente do tipo de pele, é preciso que todas sejam cuidadas e protegidas do sol, que além da melasma, pode ocasionar outros problemas de pele. “A melhor forma de evitar as manchas é o uso de protetor solar, independente do tipo de pele”, finalizou o especialista.