Confira as melhores dicas para ter o seu cabelo saudável

Hair stylist e tricologista explica formas para ter o visual de Rapunzel

“Não lave cabelo com água quente”, “corte o cabelo somente na lua crescente”, “se você cortar vai crescer mais rápido”. Essas são algumas das dicas mais faladas para conquistar o cabelo dos sonhos, longo, saudável, com muito brilho e sem qualquer sinal de ressecamento. Apesar de ter vários conselhos circulando por aí, existem alguns equivocados e que são constantemente desmentidos por especialistas no assunto. Afinal, o que deve ser feito para ter o visual impecável?

Olivier Costa, hair stylist e vencedor do prêmio “Tesoura de Ouro”, separa as melhores dicas para ter o seu cabelo saudável.

O vencedor do prêmio “Tesoura de Ouro” compartilha suas dicas de ouro

Acidificação Capilar
“Esse procedimento fecha as cutículas capilares que foram abertas pelas químicas feitas no fios, como a progressiva, e que deixam o cabelo ressecado e quebradiço. Ele servirá também para deixar o pH do cabelo mais ácido, e consequentemente, mais saudável, diminuindo o efeito de danificado, além de também ter a ação anti queda. A acidificação capilar pode ser feita antes da aplicação de máscaras para os fios, logo após a lavagem com o shampoo, para ter uma alta absorção dos nutrientes no cabelo.”

Cronograma capilar
Olivier aponta que o cronograma capilar não é um bicho de sete cabeças, mas que requer disciplina. Ele aponta que há passos essenciais para garantir o esquema que irá garantir fios saudáveis.

“A hidratação é a etapa que irá garantir a reposição de água, ajudando na absorção de nutrientes presentes na formulação das máscaras. A nutrição é responsável por devolver os óleos naturais aos fios, além de proteger dos danos, como o ressecamento a perda de água. Já a reconstrução repõe as proteínas e a massa capilar que vai se perdendo por químicas, poluição do ar, ferramentas de calor, como o babyliss e a chapinha”, afirma o hair stylist.

Receitas caseiras
“Existem diversas opções de receitas caseiras para dar uma boa incrementada nas máscaras capilares, a Bepantol e a Glicerina é uma ótima opção para misturar com as máscaras de hidratação, já o vinagre de maça é ótimo para misturar com as máscaras de reconstrução”, explica.

Alisamento
Largar o alisamento pode ser considerado como algo super difícil para diversas mulheres, pensando nisso, Olivier explica que o mercado de beleza começou a fazer químicas menos agressivas. “A Kliss, uma progressiva orgânica, não libera formol, não precisa do uso do shampoo anti-resíduo, que já é mais agressivo, deixando com um aspecto natural, melhorando a elasticidade, força e resistência dos fios”, finaliza.