Rafael Duarte mostra como o blockchain pode ser um dos principais aliados para o sucesso do empreendedorismo no Brasil
O uso da tecnologia blockchain no contexto do empreendedorismo digital, especialmente por ser uma tecnologia de distribuição de informações descentralizada e transparente, tem o potencial para ser um forte impulsionador de inovação e segurança nos negócios, ajudando empreendimentos de todos os tipos e portes.
Segundo o empreendedor e entusiasta da tecnologia blockchain, Rafael Duarte, esta é uma tecnologia com potencial para revolucionar todas as indústrias. “Hoje, infelizmente, a blockchain acaba ficando muito restrita ao mercado de moedas digitais e criptoativos. Seriam de esperar fortes investimentos na sua adoção e evidentes sinais da sua presença, o que para além da moeda digital não tem acontecido. A blockchain pode ser usada para reinventar quase todos os tipos de transações, em indústrias tais como a financeira, distribuição, governo e saúde, entre outras”.
Na era digital, onde agilidade, transparência e segurança são características mais do que desejáveis, Rafael Duarte aponta alguns exemplos de uso bem sucedido da tecnologia blockchain. “O potencial disruptivo da tecnologia é tal, que até modelos de negócio tidos atualmente como virtuosos, podem vir a ser postos em causa. O uso de blockchain no empreendedorismo digital poderá contribuir para níveis de inovação e segurança nos negócios que tornarão obsoletos muitos dos processos tal como os conhecemos hoje em dia”.
Veja algumas das aplicações práticas da tecnologia blockchain destacadas por Rafael Duarte:
Serviços Financeiros
Os serviços financeiros serão certamente impactados pela tecnologia blockchain, existindo já inúmeras aplicações que prometem transformar a prestação destes serviços. O blockchain vai permitir liquidações mais rápidas, a custos menores, enquanto, simultaneamente, reduz o risco de fraude.
Imobiliárias
As imobiliárias são uma das indústrias onde a transformação pode ser maior, mercê dos contratos inteligentes, prova de titulares de ativos e prova de identidade que o blockchain promete.
Saúde
A saúde é também uma área muito promissora no uso de blockchain, permitindo criar soluções que irão revolucionar a forma como nos relacionamos com prestadores, mas também, devido ao fator confiança que irá permitir o combate aos medicamentos falsificados.
A promessa dos indivíduos controlarem os seus dados pessoais, poderá levar a que farmacêuticas, investigadores e outras organizações, tenham que pagar aos titulares dos dados que autorizem a sua utilização.
Varejo (retail)
Também as possibilidades de utilização da tecnologia blockchain no retalho são ilimitadas. Até mesmo a forma como os incentivos aos clientes são criados, recompensados e geridos pode ser reinventada. Com aa blockchain geram-se contratos inteligentes para reduzir drasticamente os custos de instalação e operação de um programa de fidelidade.
Indústria e produtos
Também a indústria pode adotar soluções blockchain, para inovar e aumentar a transparência, como uma solução para as cadeias de suprimentos de produtos. Para isso, todo o produto físico registrado terá um “passaporte” digital que comprova autenticidade (este produto é o que ele diz ser?) e origem (de onde vem esse produto?), criando um registro auditável da jornada de todos os produtos físicos.
Redes Sociais
Para melhorar o conteúdo na internet, combater a censura, ou proteger os direitos dos criadores de conteúdo, são muitas as razões para uso de blockchain nas redes sociais.