Antes de mais nada, o mercado de trabalho possui diversas modalidades de horários, e as profissões trabalho 12×36 ganharam bastante popularidade.
Assim, se você se interessa pelo assunto, continue a leitura e descubra tudo sobre algumas das profissões que oferecem esse tipo de jornada de trabalho.
O que é trabalhar “12×36”?
Exercer alguma das profissões trabalho 12×36 significa fazer uma jornada laboral de 12 horas seguidas, para folgar 36 horas, e assim sucessivamente.
Nesse sentido, um exemplo seria o caso de uma pessoa que fosse trabalhar nesse sistema numa quarta feira e trabalhasse das 10 às 22 horas. Nesse exemplo ela folgaria toda a quinta-feira e só voltaria a trabalhar na sexta-feira, nesse mesmo horário.
É legal trabalhar “12×36”?
Sim, trabalhar nessa jornada possui legalidade e é prevista em lei. Pode ser ajustada devido a rotina de atividades de determinadas profissões ou ajustada exclusivamente na forma de um acordo coletivo de trabalho.
Quais são os direitos de quem trabalha “12×36”?
As pessoas que exercem profissões trabalho 12×36 possui quase todos os direitos que os trabalhadores que fazem 8 horas semanais, tais como:
- Anotação na carteira de trabalho profissional.
- Férias a cada 12 meses de trabalho.
- Décimo terceiro salário.
- FGTS.
- Adicionais por trabalho noturno, por periculosidade, ou outros adicionais legais.
- Horas extras, que ultrapassem as 12 horas trabalhadas.
- Intervalo de descanso intrajornada.
Assim, a principal exceção no que se refere aos direitos trabalhistas está relacionada aos feriados. O trabalhador na modalidade “12/36” não possui o direito ao descanso nos feriados ou ao pagamento em dobro do mesmo, caso sua jornada caia nesse dia.
Quem pode trabalhar “12×36”?
Até pouco tempo, somente algumas categorias específicas podiam fazer essa jornada. Nos últimos anos, porém, devido às últimas reformas trabalhistas, é permitido que se decida por esse tipo de jornada através de acordos de trabalho entre o profissional e o contratante.
Em relação às categorias tradicionalmente reconhecidas por trabalhar no sistema “12×36” podemos citar os profissionais da área de saúde, vigilantes, domésticas, bombeiros e motoristas. Geralmente essas são as profissões que exigem esse tipo de escala.
Benefícios de trabalhar “12×36”?
A princípio, fazendo as contas na ponta do lápis, é possível concluir que o trabalhador do sistema “12/36” labora menos horas, mensalmente, que a pessoa que trabalha 8 horas por dia.
Outro benefício concedido a quem trabalha nessa jornada são os descansos maiores intrajornada de 36 horas.
Aliás, muitas pessoas que trabalham nesse horário também conseguem acumular mais de uma atividade laboral, o que gera uma renda maior ao fim do mês.
Profissões para quem prefere trabalhar “12×36”?
Como dito anteriormente, são várias as profissões trabalho 12×36 no Brasil. Se você se interessou pela modalidade, abaixo citaremos algumas profissões em que é comum trabalhar fazendo esse horário.
Enfermeiro
Antes de mais nada, o enfermeiro é o profissional responsável pelo atendimento direto e mais próximo aos pacientes.
Então, é esse profissional que realiza os exames, aplica as injeções, faz as triagens dos pacientes e administra os remédios para os mesmos.
Entretanto, para exercer essa profissão, é necessário que se tenha a graduação em enfermagem e faça o seu registro profissional no Conselho Regional de Medicina. Os salários podem chegar a até 3.000 reais.
Cozinheiros
Por outro lado, para quem gosta de cozinhar, e gostaria de fazer a jornada laboral “12×36”, essa profissão é uma ótima opção. O cozinheiro é o profissional responsável pela preparação, tempero e manipulação de uma variedade de pratos.
Assim, essa é uma profissão que exige um alto padrão de qualidade no preparo dos alimentos. A área de atuação é bastante ampla, e pode incluir restaurantes, lanchonetes, escolas, fábricas e empresas, tanto no setor público, como no setor privado.
Apesar de não possuir nenhuma graduação como obrigatoriedade para trabalhar, é aconselhável que o profissional acumule conhecimentos na área através dos diversos cursos de gastronomia existentes. Semelhantemente, a experiência no setor costuma ser uma grande vantagem na hora de se candidatar a alguma vaga. Os salários nessa área costumam ficar entre 1.200 e 4.000 reais.
Cuidados de idosos
Assim, outra opção na modalidade “12×36”, o mercado para cuidador de idosos cresceu muito nos últimos anos. O principal motivo foi o aumento da taxa de idosos no Brasil.
O profissional é o responsável pela ajuda direta às pessoas idosas, em suas necessidades básicas, que pode incluir alimentação, banho, lazer, entre outras coisas.
A profissão para cuidador de idosos também não exige curso superior, embora cursos relacionados à atividade sempre tragam vantagem aos candidatos por uma vaga no setor. A média salarial para esse profissional gira em torno de 1.300 reais.
Porteiro
Para encerrar nossas dicas sobre profissões trabalho 12×36, falaremos sobre o trabalho do porteiro. Esse profissional é o principal responsável por controlar a segurança de um condomínio, estabelecimento ou prédio, que pode ser tanto comercial, como residencial.
Por fim, existem no Brasil vários cursos para quem pretende entrar no mercado e trabalhar como porteiro. A média salarial para esse profissional é de 1.500 reais.