Dr. Antonio Minuzzi mostra como a gordura pode ser positivamente reaproveitada para procedimentos estéticos

Apesar de muitas pessoas procurarem procedimentos estéticos como a lipoaspiração, para remover células de gordura localizada e a Lipo HD, que remove seletivamente a gordura para realçar o contorno muscular, o que poucos percebem é que a tão temida gordura corporal na verdade pode também ser uma grande aliada da estética e até mesmo do rejuvenescimento.

O Dr. Antônio Carlos Minuzzi Filho, cirurgião plástico (CREMERS 32148 / RQE 25357), membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) revela que a gordura tem diversas utilidades. “Hoje a cirurgia mais realizada no Brasil é a lipoescultura, que reutiliza a própria gordura do paciente para dar volume aos músculos e para definir contornos corporais. Mas além disso, pelo fato da gordura também ser rica em células tronco, enxertos de gordura retirados do próprio corpo paciente, tanto homens como mulheres, têm sido largamente utilizados para rejuvenescimento de tecidos, em aplicações no rosto, mãos, seios e varias outras áreas do corpo. Logo, existem diversos usos da gordura tanto para estética pura como para rejuvenescimento de tecidos.”

Segundo o Dr. Minuzzi, o uso da gordura nesses procedimentos tem a vantagem de oferecer resultados naturais e duradouros. “Por se tratar de reutilização da gordura do próprio paciente, nao oferece rejeição, sendo um procedimento bastante seguro e com resultados bastante naturais e também longevos.”

O poder das células-tronco

As células-tronco são aquelas que têm o potencial de se transformar na maior parte dos tecidos do corpo humano. Na medicina estética, a expectativa é que essas células se tornem cada mais presentes nos tratamentos contra o envelhecimento. “Com uma pequena porção de gordura, já é possível obter milhões de células-tronco para o tratamento. Em seguida, as células passam por um processo de centrifugação e são injetadas no paciente, exatamente na área que precisa ser tratada para amenizar a aparência de rugas e marcas de expressão, por exemplo.

Com isso, será iniciado um processo de regeneração dos tecidos, com excelente resultado de rejuvenescimento facial. A técnica, além de preencher rugas e linhas, também traz mais vitalidade, elasticidade e luminosidade à pele.”

 

A expectativa, segundo o médico, é que cada vez mais tratamentos que usem o poder das células tronco estejam disponíveis, tanto nos consultórios de cirurgia plástica, como na industria cosmética. “Quanto mais pesquisas são feitas sobre o tema, mais vantagens e benefícios do uso dessa tecnologia associada ao poder das células-tronco são descobertos. Com isso, novos procedimentos e produtos cosméticos são desenvolvidos, trazendo mais qualidade de vida e autoestima para as pessoas”, conclui.