Concursos públicos são uma opção de obter um cargo de nível público por parte de uma entidade pública. Os participantes do concurso precisam se enfrentar participando de uma prova de conhecimentos gerais ou técnicos. Esse processo seletivo é necessário para a escolha de todos os cargos da entidade pública, sendo criados pensando em evitar a corrupção quanto a deputados e vereadores passando cargos para pessoas próximas a eles e não dando chances para o público geral.
Em uma entidade privada, é possível encontrar testes das mais diversas maneiras, porém para ser efetivado em um cargo público, uma pessoa deve passar por um certame, já que certames são critérios padrão para selecionar servidores públicos. Muitas dessas seleções possuem múltiplas vagas para diferentes cargos e os concursos são idealizados por uma empresa especializada na área que desenvolve as questões, contrata a banca avaliadora, corrige as provas e mais.
Os requisitos para entrar em um desses concursos públicos são básicos, pois todo brasileiro que esteja com requisitos básicos previstos na lei pode participar de um concurso público. Para abrir um novo certame, ou seja, idealizar um novo concurso público, o órgão local deve analisar se há necessidade de contratar novos funcionários para as entidades públicas da cidade ou estado. Porém, algo que pode confundir muito os participantes são as notas de corte.
O que é nota de corte em concurso?
A nota de um curso público é muito parecida com as avaliações presentes no ensino público. Elas podem valer até 10, porém sua nota mínima pode variar extremamente entre cada certame. Isso causa insegurança nos participantes, pois essa nota não é divulgada até que os resultados finais do concursos sejam disponibilizados.
Na escola, é comum que haja um alívio entre os participantes de uma avaliação ao tirar 6, uma nota mínima para se manter no “azul”. Já em um concurso público, a nota de corte é muito como isso, porém não há como saber qual é até a última hora. Então, se não há como determinar uma nota de um concurso público nas primeiras etapas, como é possível conferir essa nota para não se dar mal?
Existem algumas dicas básicas para entender e deduzir a possível nota, levando em conta as notas de corte do ano anterior ou até mesmo notas de corte de outros anos. Com uma breve pesquisa, o participante pode ficar dentro de qual é a possível nota de corte e entender quanto ele precisa acertar para passar na avaliação.
Por que preciso saber a nota de corte?
Saber a nota de corte é extremamente importante, pois essa nota determina a quantidade de estudo necessário antes do concurso público. Claro, é preciso notar que o estudo é necessário independente da nota de corte oferecida, mas ela pode influenciar no envolvimento dos estudos.
Podemos dar como exemplo um concurso com uma nota de corte em 60%, enquanto outro contém uma de 90%. No primeiro, o participante não precisa gabaritar por completo a prova, o que significa que o conteúdo programático não é tão importante quanto na prova com nota de corte de 90%. A quantidade de pesquisa pode variar dependendo exclusivamente desses números.
Por isso, é ótimo considerar as notas de corte de anos anteriores, a quantidade de vagas, local escolhido, o nível de escolaridade, a preparação em alto ou baixo nível e as áreas do curso. Essas são apenas algumas maneiras de deduzir uma nota de corte sem ver ela antes.
Quantas questões preciso acertar?
Como já deve-se ter percebido, as questões que um participante deve acertar depende inteiramente da nota de corte em si. Devemos levar em conta que, muitas vezes, a nota de corte é a variável entre participantes e números de vagas. No caso de uma prova com 300 vagas, a nota será uma com número do participante no último lugar. Em caso de uma única vaga, a porcentagem da nota de corte cresce, já que depende de um único candidato para gabaritar a prova.
Quais materiais posso usar para me preparar?
Para se preparar e se educar da melhor forma, existem plataformas como a Esquematizei com vários resumos de conteúdo, muitas apostilas e mapas mentais para estudo. Plataformas como essa oferecem um local de estudo online com conteúdo abrangente em vários assuntos, desde anatomia de animais de estimação até direito civil e outras categorias essenciais para concursos públicos.
Ter um ótimo estudo para se preparar é ideal, assim não é preciso temer a nota de corte grandemente. Estudar sobre o conteúdo passado nas provas do mesmo tipo em anos anteriores pode ser uma das maneiras de estudar com certeza o tipo de conteúdo que irá cair em sua prova. Com a ajuda de mapas mentais, é possível fazer um mapeamento do possível conteúdo que irá cair e, com certeza, gabaritar a prova.