O que diferencia um café tradicional do extra forte?
Todos sabemos que existem vários tipos de café, entre eles o tradicional e o extra forte, mas você sabe qual é a diferença entre esses dois cafés? Então se você um dos milhares de amantes do café e tem curiosidade para saber qual é a essa diferença, fique com a gente até o final dessa leitura que você vai saber tudo sobre eles.
O café com certeza é uma das paixões dos brasileiros, o famoso “pretinho” está presente na casa de praticamente todas as pessoas em nosso país. Então vamos te explicar, qual é o processo do café tradicional e o cafe extra forte.
Muitos estabelecimentos fazem a locação de máquinas de café, para atender melhor a demanda de pedidos de cafés, principalmente pela manhã onde o movimento é mais intenso, elas ajudam muito agilizar o processo de atendimento.
Café extra forte
Esse tipo de café extra-forte, antes mesmo dele ir parar nas prateleiras de mercados e outros estabelecimentos, ele passa por um processo de torro, onde ele é quase que carbonizado, falando de uma maneira geral, o café-extra forte é feito a parir das escolhas do café arábica, que não seriam muito agradáveis em torras mais claras.
Então para que o café não fique com um gosto um pouco desagradável, esse café é um pouco mais torrado, para que fique com um gosto mais amargo. E ainda o consumidor pode fazer a adição de açúcares.
- Café extra-forte — Características
- Extremamente amargo, precisa de adição de açúcar;
- Contém menor índice de nutrientes, muitos deles são queimados no processo de torra;
- Não tem a presença de ácidos clorogênicos, que em altas temperaturas foram carbonizados.
Engana-se quem pensa que quanto mais o café é torrado, mais cafeína ele tem, a quantidade de cafeína, não tem nada a ver com a torra, pois ela tem a mesma quantidade em torras mais claras ou mais escuras.
No entanto, quem faz a ingestão de café-extra forte, tende a usar menos pó na hora do preparo para evitar que ele fique mais amargo, com isso tende a ter uma menor concentração de cafeína.
Quem faz o consumo de café-extra forte, geralmente tem algum tipo de incômodo no estômago, mas isso não tem relação direta com o café. Mas sim, com mistura de grãos no processo. Esse tipo de café para obter um gosto mais amargo, são geralmente torrados além do que é preciso, para também disfarçar algum gosto estranho.
Café tradicional
Você vai encontrar dois subtipos de café tradicional, que são, blends de cafés arábicas com canéforas e cafés arábicos com incidência alta de defeitos. E a grande diferença do café tradicional para o café-extra forte, está no grau da torra. Pois, a qualidade é basicamente a mesma, porém as semelhanças entre eles, podem ser um pequeno problema.
Os dois tipos podem prejudicam pelo menos três pessoas, que estão ligadas diretamente com o processo do grão até chegar a xícara. Que são:
- Quem consome: a menor qualidade do produto pode causar problemas estomacais e azia;
- Quem comercializa: Precisa vender muito, por conta do baixo valor colocado, onde vai favorecer somente as maiores indústrias do setor;
- Quem fabrica: O fabricante de café, recebe somente metade do valor de uma saca de café.
Pelo fato de cafés tradicionais serem produzidos através dos blends de cafés Canéforas com cafés arábicas. O café tradicional tem uma moagem muito fina e com uma coloração marrom escura.
E para agradar os clientes o café faz uma espécie de mistura, que aumenta a quantidade de cafeína, que vai produzir um sabor mais padronizado.
Qual é o melhor tipo de café?
O melhor tipo de café, são do tipo arábica, ele contém uma doçura e um aroma bem intenso, com muitas modificações na acidez, sabor e corpo. Geralmente os cafés que são gourmet e especiais, é 100% arábica. O café arábico é 50% menos cafeinado do que o robusto.
Qual o diferencial entre o café arábica gourmet e o café tradicional?
O café gourmet é produzido apenas com grãos de maturação adequada e também é feito de forma única a partir da espécie arábica. Já o café tradicional, pode ter grãos que são do tipo robusta.
O que é café gourmet
O café especial é diferente do café gourmet. Pois, o café gourmet está em uma classificação de café moído e torrado e também criado no Programa de Qualidade do Café da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café (PQC), que foi criado no final do ano de 2004.
Café premium, o que é?
Esse é um tipo de café, que possui a mais alta qualidade no mercado, essa opção de café premium, é produzido através de uma delicada torra com grãos que são cultivados na fazenda, com a intenção de transformar ele em um café mais diferente e saboroso.