As propriedades benéficas e naturais do óleo de melaleuca

A indústria de cosméticos usa óleo essencial de melaleuca em cremes e produtos para os cabelos, entre outras coisas. Graças às suas propriedades antibacterianas, antivirais e fungicidas, o óleo é adequado para a higiene pessoal do corpo: para combater espinhas, acne, verrugas e até fungos nas unhas.

 

Como e em quais casos utilizar

 

O teor de óleo de melaleuca geralmente é pequeno e, devido à mistura de vários ingredientes – às vezes sintéticos – um efeito como o garantido pelo óleo de melaleuca puro muitas vezes não é obtido, portanto, é preciso entender como utilizar corretamente o óleo em cada caso. Abaixo citamos alguns exemplos:

1. Feridas

Abrasões, queimaduras leves, cortes e arranhões podem cicatrizar mais rapidamente com uma lavagem com óleo de melaleuca, uma bandagem com óleo ou um fiozinho direto de óleo. 

2. Picadas de insetos e verrugas

Aplique óleo na picada ou verruga com um cotonete várias vezes ao dia.

3. Repelente de insetos

Misture algumas gotas de óleo com água e esfregue na pele. Repele mosquitos, vespas, carrapatos e outros vermes.

4. Pé de atleta

Graças ao seu efeito antifúngico, o óleo de melaleuca traz melhorias significativas nas doenças fúngicas. Basta esfregar algumas gotas entre os dedos dos pés e/ou tomar banho de pés. 

5. Fungo nas unhas

Embebe uma pequena atadura de gaze em óleo de melaleuca diluído e enrole-a ao redor da unha infectada. Como alternativa, você pode esfregar o óleo diluído na unha várias vezes ao dia.

6. Área íntima

Contra infecções fúngicas, candidíase e queixas semelhantes na área vaginal, coloque duas a três gotas de óleo de melaleuca diluído em água ou óleo em um tampão e deixe agir por duas a três horas. É melhor falar previamente com o ginecologista.

Anti Inflamatório: área da boca e garganta 

Os aborígines australianos sabiam, muito antes da medicina ortodoxa moderna, como tratar a inflamação com os poderes curativos da natureza. Até a descoberta do antibiótico penicilina, o óleo de melaleuca era considerado o agente anti inflamatório padrão e até mesmo usado em cirurgias.

 

Além do uso externo para a inflamação da pele, o antibiótico natural também pode ser usado na área da boca e dos dentes. Resumimos quatro casos para você:

1. Dor de garganta

Adicione três gotas de óleo de melaleuca a um copo de água morna e gargarejar com a solução. Então cuspa.

2. Frio

Uma inalação com óleo de melaleuca garante a liberação das vias aéreas. Basta adicionar algumas gotas de óleo à água fervente e inalar. 

3. Higiene oral

Uma solução de óleo de melaleuca para gargarejo e enxágue também ajuda com a inflamação das gengivas e o mau hálito. 

4. Dentes

Se você colocar uma gota de óleo de melaleuca em sua pasta de dente e usá-la para escovar os dentes, você evita o desenvolvimento de bactérias e tártaro que causam a cárie dentária.

 

Aromaterapia: óleo de melaleuca para a alma

A propósito, o óleo de melaleuca não cura apenas por fora, mas também por dentro. O óleo essencial demonstrou ter um efeito positivo na psique. Seus ingredientes são muito semelhantes aos da manjerona.

 

A alta proporção de álcoois que “confortam a alma” ajuda com ansiedade, estresse, apatia e exaustão, fortalece a autoconfiança e também traz clareza aos sentimentos e pensamentos.

 

Os aromaterapeutas referem-se ao óleo de melaleuca como o óleo essencial mais versátil que apenas a lavanda pode competir. Para aproveitar ao máximo o óleo na aromaterapia, ele deve ser usado em lâmpadas ou um difusor de aromas. Os especialistas preferem os difusores porque eles não aquecem os óleos essenciais e, portanto, não alteram os ingredientes.

 

Como o óleo de melaleuca puro tem um cheiro muito característico, recomenda-se uma combinação com outras fragrâncias. Os seguintes óleos essenciais combinam bem com o óleo de melaleuca:

 

  • Cajeput: alivia a dor e tem efeito revigorante;
  • Eucalipto: auxilia nas dificuldades respiratórias e asma, promove a concentração;
  • Óleo de Jasmim: acalma, melhora o humor;
  • Óleo de lavanda: acalma, melhora o humor, alivia a dor, cura feridas;
  • Clary sage: acalma, alivia cãibras e tensão;
  • Neroli: combate a ansiedade e a depressão, promove o sono;
  • Óleo de hortelã-pimenta: refresca, limpa, aumenta a concentração;
  • Óleo de rosa: acalma, alivia cólicas;
  • Óleo de alecrim: promove a circulação sanguínea, cura distúrbios gastrointestinais;
  • Sândalo: aumenta a autoconfiança, melhora o sono e equilibra o nervosismo;
  • Vetiver (erva doce): acalma, fortalece os nervos;

Para fortalecer ainda mais sua saúde, use uma pulseira ambar, que ajuda no sistema auto imune e previne doenças inflamatórias.