”Nem sempre vão acreditar que vai dar certo” diz Maria Carolina Barboza sobre o início da carreira”
A cada dia mais, a profissão de influenciador digital se torna mais comum na sociedade e é normal ver pessoas largando empregos considerados tradicionais para se dedicar à esta carreira. Mas em 2015, o tabu em volta deste assunto ainda era muito grande. Por isso, grandes personalidades como que trocaram um cargo para abrir seu próprio canal no Youtube, se tornaram e continuam sendo referência para muitas pessoas.
Com Maria não é muito diferente. “As pessoas as vezes não acreditam que pode dar certo. A internet ainda não é vista 100% como uma possibilidade de trabalho de fato, de criação de conteúdo, principalmente. As meninas que bombam são da área da beleza, da maquiagem, do humor e eu não me vejo muito nesse espaço. São poucos criadores fazendo conteúdo de cultura pop”, completa a jovem.
Em entrevista, Maria contou como foi essa transição profissional e compartilhou um pouco da sua rotina de criação. Leia o papo na íntegra abaixo:
1- Falando em entretenimento, qual foi o seu show pop favorito?
R: Meu show preferido foi do Shawn Mendes, foi incrivel em todos os aspectos. Quando você compra algo você cria expectativas e normalmente aquela coisa é menos que sua expectativa mas o show superou. Não estou falando isso porque gosto muito das músicas dele, mas as pulseiras de LED que mudavam de cor conforme a música, ele falando em português, foi incrível, claramente uma produção muito bem organizada.
2- Você acha que a sociedade está mais aberta para enxergar criadores de conteúdo como uma profissão?
R: Acredito que sim, afinal estamos no séc XXI e hoje a sociedade está com a mente mais aberta. E acredito que os influenciadores que fizeram isso acontecer, o que é muito bom. Vou dar um exemplo, a sociedade sempre prezou o “corpo padrão”, onde mulheres tinham que ser magras e ponto. Mas teve influenciadoras, modelos plus size que mudaram essa visão, mostrou para a sociedade que o corpo não importa e que você pode se sentir feliz do seu jeito: com seu corpo, com sua cor, com sua sexualidade. E acredito e espero que eu esteja certa, que a sociedade evolua e aceite mais o próximo.
3- Como você chegou na decisão de querer começar a investir em si mesma como plataforma?
R: Sempre adorei mídia social e o mundo do entretenimento mas a principio não havia pensado em trabalhar com isso, até que um vídeo que publiquei no TikTok ultrapassou 1.2 milhões de views. Aí eu repensei e decidi estudar mais sobre.
4- Como é a sensação de ver celebridades cantando ao vivo? Ainda fica nervosa antes de ir em algum evento?
R: Confesso que só fui em dois shows em minha vida, Bangerz Tour da Miley Cyrus e Shawn Mendes Tour e vou te dizer que foi incríveis, no da Miley, minha mãe falou que fiquei paralisada de tão emocionada e nervosa que eu estava e no do Shawn, fui sozinha, e vivi todas as emoções possíveis. A pandemia me impossibilitou de ir em outros mas já estou reorganizando a minha agenda e sim, ainda fico muito nervosa. Vou filmar os próximos e mostrar tudo para os meus seguidores!
5- Quem ainda não entrevistou e sonha entrevistar?
R: Começaria com a Stefania Spampinato e Danielle Savre que são duas atrizes maravilhosas que formam um casal LGBT+ na série Station 19, spin off de greys anatomy, na série elas estão construindo a familia delas e eu como filha de um casal LGBT+ me sinto muito feliz, em segundo seria Caterina Scorsone, a personagem dela em Greys, famosa Amelia Shepherd é minha referencia, quero muito trabalhar com Neurologia Veterinária e minha gata se chama amélia por causa dela (risos). Adoraria também a Selene, famosa Andi do Rebelde Netflix, essa menina é incrivel. Depois Hailee Steinfeld, atriz e cantora, foi nomeada ao Oscar com apenas 14 anos pelo filme “Bravura Indômita”, eu sou muito fã dela e lógico Miley e Shawn.
6- É importante separar a vida pessoal da profissional na hora de se mostrar nas redes sociais? Como encontrar um equilíbrio saudável?
R: Ainda estou começando, mas acredito que é muito importante separar vida pessoal da profissional. Eu acho que o trabalho do influenciador, de pessoa pública na internet, é complicado justamente por isso, porque acaba que tudo vira uma coisa só. A gente tá ali mostrando nossa vida e as coisas se misturam. Sinceramente, eu ainda estou descobrindo a forma saudável de lidar com isso, porque para mim é um desafio.
É complexo, porque, todos nós precisamos ter tempo para cuidar de nós mesmos. Para mim, o lazer e o trabalho acabam se misturando porque eu trabalho com que eu gosto, eu amo o que eu faço, amo cultura pop, música, cinema, séries, celebridades… Então acaba que eu estou o tempo inteiro trabalhando, mesmo quando também estou me divertindo.
Então, eu tento cada vez mais separar um tempo para cuidar de mim, fazer as minhas coisas, me afastar da internet um pouco também…Saber dosar, ficar um pouco longe de tudo é muito importante, para cuidar de si mesmo, fazendo o que dá prazer fora do trabalho.
7- Quais seus planos para o futuro?
Atualmente, eu estou preferindo ter metas mais curtas, principalmente nesse ano, que foi e está sendo muito louco, que a gente não tem muita noção do que pode acontecer, como vai ser semana que vem, mês que vem, e quem dirá ano que vem. É até mais seguro, para as nossas expectativas, seguir pequenas metas!
Mas um grande sonho é ter um programa ou apresentar um programa numa grande marca de entretenimento e também brilhar na profissão de veterinária.