Pretas em NY: estréia podcast que compartilha vivências de mulheres (pretas) ao redor do mundo

A ideia é debater questões cotidianas de brasileiras que moram nos EUA para mulheres que moram no Brasil e nos demais países falantes do idioma português

Reunir mulheres pretas e brasileiras que moram em Nova York para compartilhar questões relacionadas a sonhos, experiência, diversidade, empoderamento, afetos e o que mais pareça interessante. Convidar mulheres que vivem o cotidiano desta ‘grande maçã’ que é Nova York, uma cidade que continua atraindo pessoas de todo planeta que sonham em realizar aqui, ideais e projetos de vida. Mas como será viver em NY quando se é brasileira, preta, antenada e interessada no que acontece hoje no mundo?

Pois a resposta está no centro de uma ideia que levou à criação do podcast “Pretas em NY”. Os dois parágrafos anteriores explicam, brevemente, porque Elis Clementino, jornalista brasileira que mora na cidade há seis anos, decidiu criar um espaço midiático que pretende buscar nos aspectos do cotidiano, a matéria prima para discutir questões essenciais que norteiam a vida de brasileiras (e demais mulheres falantes do português) no cotidiano desta cidade emblemática.

Além de Elis Clementino, o podcast também é comandado pelas brasileiras Isabela Adão e Rute Borges, ambas com formações acadêmicas específicas e experiências profissionais que vão enriquecer muito as conversas que virão por aí.

Algo importante: embora se chame ‘Pretas em NY’ o programa quer ‘falar’ (em português) pessoas que vivam nos Estados Unidos ou no Brasil e também nos demais países nos quais o idioma oficial seja a língua portuguesa. Ou seja, a ideia é ampliar este riquíssimo debate multicultural sobre a vida das mulheres pretas em Nova York para todos os cantos possíveis. Sororidade, diversidade, realização, empoderamento, sonhos, pluralidade e a palavra que une cada uma destas, representatividade, são alguns dos pontos que formam este mais que atual e necessário podcast.
Pretas em NY: perfil das apresentadoras

Elis Clementino: paulistana, jornalista, está em Nova York há seis anos, já trabalhou em diferentes áreas nos Estados Unidos e atualmente é head de marketing de duas marcas de luxo. Também é co-autora do livro-reportagem, “O silêncio é cúmplice. Violência contra mulher é crime”; co-criadora do “Selo da Diversidade na Cidade de São Paulo” e co-fundadora do Kilomba Collective.

Rute Borges: paulistana, formada em Administração, está nos EUA há seis anos. Já trabalhou como babá, motorista, atendente, dog walker entre outras profissões. Atualmente trabalha como assistente executivo em um banco.

Isabela Adão: formada em Biologia e Psicologia, é natural de Campinas (SP) e vive nos EUA desde os 7 anos. Foi a primeira afro-brasileira a usar a faixa de Miss Brazil USA e foi finalista do concurso Miss New York USA 2020. Hoje é CEO e co-fundadora de uma agência de ecommerce/marketing digital e influencer.

Para saber mais sobre o Podcast ‘pretas em NY’ acesse https://linktr.ee/Pretasemny